segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Evoluir sempre: o lema que norteia a juventude da AECX


Chegamos, então, à década de 80, à qual daremos maior ênfase a partir de agora, porém, não podemos deixar de mencionar que, em verdade, as décadas se entrelaçam com o passar dos anos e dos acontecimentos.

Dizemos isso para lembrar que a Mocidade da Associação Espírita Célia Xavier – Mocidade AECX - foi crescendo a cada dia, a cada ano, a cada década. Interessante! O jornalzinho fundado naquela época chamou-se “Eterna Mocidade”, nome sugerido pelo Zé Roberto.




Páginas do Jornal “Eterna Mocidade” - 1971


O jornalzinho não é editado atualmente, mas a Mocidade continuou e vem fazendo a sua história, crescendo em número de participantes, em realizações, em trabalho e também em seu espaço físico.

Passou por modificações quanto à sua forma de funcionar, quanto à divisão do grupo por idades e tudo isso devido à dedicação de dirigentes que se dispuseram a um trabalho intenso em favor da causa que abraçaram.

Exemplo disso ocorreu em 1974, quando viajaram para a cidade de Campos, no Rio de Janeiro, Marlene e Zé Roberto, permanecendo três dias por lá. Estudaram, informaram-se, trocaram experiências e trouxeram apostilas-modelo para desenvolvimento de estudos a serem aplicados na Mocidade de Célia Xavier. Até hoje, ano de 2008, estas mesmas apostilas são utilizadas para nortear programas e estudos em grupos diversos da casa, tamanha a solidez e coerência com a Codificação, com que foram estruturadas.

Uma das preocupações dos dirigentes da Mocidade, desde a época de sua fundação até os dias de hoje, sempre foi tentar passar o melhor para os jovens, aprimorando, inclusive, a didática utilizada no ensino da Doutrina Espírita.

A Educação, em qualquer área, será sempre um tema que merecerá grande atenção por parte daqueles que se coloquem em posição de transmiti-la. Tal preocupação, que podemos chamar também de cuidado e consideração por cada jovem que chega à casa de Célia Xavier, permanece até hoje.

Na década de 80, mais uma mudança marcaria a história não só da Mocidade, mas de toda a casa: o salão, onde aconteciam as confraternizações, as reuniões da Mocidade e a antiga reunião do Dr. Ysnard, passa por reforma, compartilhando o seu espaço físico, a partir daí, com outras tantas salas, onde passariam a acontecer diversos outros encontros, simultaneamente. A Associação Espírita Célia Xavier compra a casa do lado, onde atualmente é o salão da Mocidade AECX. A reforma dura, aproximadamente, dois anos. Nova estrutura, novas salas, novos grupos de trabalho, novas reuniões. É a nossa casa que cresceu.

Saiba um pouco mais sobre a Mocidade através de quem faz parte da sua história. Nos vídeos abaixo, a companheira Thelma Virgínia, traz relatos que marcaram uma geração. Confira!

Vídeo 1: Thelma fala sobre seu início na Mocidade AECX, aos 15 anos.




Vídeo 2: Thelma comenta sobre a tarefa na Colônia Santa Izabel, mencionando a convivência com outros companheiros.




Você sabia?


1. Teve início na década de 70 (por volta do ano de 1977), funcionando também durante alguns anos da década de 80, uma lanchonete dentro da Associação Espírita Célia Xavier, fundada pela Marlene e coordenada, inicialmente, pela Sandra Conde?

Desta forma, os jovens que participavam da campanha do quilo, quando retornavam da tarefa, podiam comprar seu lanche sem ter que sair da casa. Por ali ficavam até o horário de início da reunião da Mocidade. Eram preparados sanduíches feitos com pão de forma, acompanhados por refrigerante geladinho.

Você sabia?

2. Que desde o início da Mocidade da Associação Espírita Célia Xavier já funcionava o “sistema de caronas”? Estamos fazendo referência direta a dois companheiros que tinham o costume de levar a moçada em casa, ao final dos encontros da Mocidade. A iniciativa partia do Sr. Aphrodísio e do “Seu Virgílio”, sempre lembrados com muito carinho pelos veteranos.


Se a casa cresceu, a Mocidade também cresceu, as tarefas e os encontros da mesma forma.


Mais fotos da festa junina na casa de Sandra e Suely


Imagens de um Encontro Fraterno realizado na casa de Thelma Virgínia

Mais fotos podem ser acessadas através do álbum Mocidade AECX 40 anos, já disponível!

E atenção: caso você possua fotos e/ou informações relacionadas à Mocidade AECX, ou conheça alguém que possua, por favor, entre em contato conosco e contribua para esta série especial. A sua participação nesta história é muito importante! Contatos: Cristiane Bahia (crisnbmaarrobayahoo.com.br) e Flávio Gonçalves (flaviosouzaarrobagmail.com).

2 comments:

Anônimo disse...

As postagens "Mocidade 40 anos" estão super interessantes! É muito legal poder acompanhar a história da nossa querida mocidade desde seu início, saber de detalhes que nunca imaginamos como a existência dos jornais, da lanchonete, as mudanças no espaço físico, o esquema das caronas (existente até hoje), a divisão de Ciclos, o pós-mocidade no "esquinão" etc.

Parabéns à "Equipe 40 Anos" e a todos que de alguma forma colaboraram (e colaboram) com a força do trabalho, com persistência, muito suor e muito amor construindo a história da Mocidade AECX, fazendo jus à citação do Jornalzinho: "Eterna Mocidade".

Anônimo disse...

É muito bom mesmo conhecer esta História!
Um abraço.