Dois finais de semana atrás, em uma reunião da coordenação da mocidade, estávamos pensando em como nosso grupo poderia auxiliar a casa na campanha #AECXcovid-19, que está arrecadando recursos para atender as famílias atingidas pelas consequências do isolamento social devido ao coronavírus, principalmente, as que residem no entorno das unidades Casa de Etelvina, em Betim, e Nova Luz, em Ribeirão das Neves - ambas mantidas pela AECX.
O que começou com uma brincadeira no estilo “vamos fazer um delivery de canjica”, terminou com a preparação e entrega de 500 kits juninos para diversas famílias em todas as regiões de BH, R$17.286,25 arrecadados para a campanha, e uma live animada para sentir o clima de festa junina!
Essa ideia audaciosa pareceu loucura para todos desde o começo, mas, na medida em que tudo foi se desenvolvendo, foi possível ver todo um sentido e pensar como tudo iria acontecer. Assim, a mocidade e a diretoria de promoção social se juntaram com diversos voluntários de várias reuniões da casa para tornar tudo isso possível!
Cada detalhe foi pensado com muito carinho, e o primeiro passo de todos foi definir quais itens iriam para o kit junino. Após muitos debates, as tradicionais comidas típicas definidas para compor o kit foram: canjica, caldo de mandioca, cachorro-quente, pé-de-moleque; cocada, paçoca, pipoca doce e praliné. Com certeza daria pra matar toda a vontade dos itens juninos que fazem a alegria nesta época do ano!
As vendas começaram. De início um pouco tímidas, com o passar dos dias foram aumentando, e, no fim das contas, quem deixou pro final acabou ficando sem kit, porque alcançamos o limite máximo que seria possível atender.
Duas semanas, ao mesmo tempo que parece que passaram meses de organização, tudo passou muito rápido, e chegou o dia de começar a botar a mão na massa. Com toda a proteção exigida nos tempos de coronavírus e com o tradicional cuidado que o Arraial do Célia já tem todos os anos, a preparação dos alimentos começou a acontecer. É praliné pra lá, pipoca-doce pra cá, e assim, cada um dos itens foi criando vida.
E vamos contar aqui pra vocês, 500 é um número bem grande. Na sexta-feira, a primeira parte foi toda montada, e o refeitório e a cozinha do Lar Espírita Esperança (que carinhosamente acolheu essa empreitada) ficaram pequenos para tantos kits e amor que já sentíamos transbordando dali!
A emoção, que já estava grande, começou a aumentar! O Arraial do Célia sempre foi um evento muito querido para todos da casa. Não havia perspectiva para que ele ocorresse neste ano, ninguém jamais imaginou que estaríamos vivendo essa situação. Mas, a criatividade precisa funcionar, e precisamos acreditar nas ideias, por mais diferentes que elas sejam.
Tudo tinha tomado forma, aquilo que estava nas videoconferências, nas divulgações, e nas planilhas, finalmente estava acontecendo. A tal da festa junina online, com o delivery junino do Célia, de fato iria funcionar.
Com gás total o sábado começou. A cozinha estava a todo vapor, a turma que cuidava de embalar tudo trabalhava incessantemente. Tudo isso acontecendo com uma sincronia incrível, todo mundo embalado em um mesmo ritmo. Foi um sentimento indescritível, em todos os meses de quarentena, ninguém imaginava que seria possível realizar algo assim.
A hora da entrega chega e ao mesmo tempo que o trabalho dentro do Lar Espírita continua intenso, os entregadores voluntários começam a chegar e é organizado um esquema drive-thru para o abastecimento dos carros que iriam percorrer a cidade. Carrega, carrega, carrega. Lembra que a gente contou que 500 é um número grande? Pois é! Foi carregamento que não acabava mais.
As primeiras entregas começam a chegar, e com elas diversas fotos e mensagens carinhosas também chegaram, o que foi combustível para o trabalho ser finalizado!
A tarde passou muito rapidamente, e quando vimos já era hora de estar em casa, pois a primeira (e torcemos para que seja a última) live junina da AECX iria começar! Todo mundo com suas comidas típicas, já de traje junino e sintonizados no youtube!
Teve música ao vivo, contação de histórias, concurso de melhor roupa típica, quadrilha à distância, e muita interação nos comentários. Frequentadores de toda a AECX e amigos da Casa de Célia estavam presentes, mostrando que a gente pode sim fazer um mega encontro virtual com todo mundo pra matar um pouquinho da saudade!
O concurso de melhor roupa típica foi uma das sensações da nossa live! Afinal, toda essa superprodução em casa merecia ser mostrada para os espectadores da live junina do Célia! Os quatro finalistas escolhidos pelo nosso experiente júri foram levados para votação popular no Instagram da mocidade. Confere abaixo os selecionados:
E com uma votação em massa de todos que estavam assistindo, os vencedores desse concurso foram a Polly e o Bruno (canto inferior à direita), que ficaram bem empolgados com a premiação: convites para o Arraial do Célia em 2021!
Todos os participantes do concurso de melhor traje junino merecem o nosso parabéns! E vamos deixar aqui menções honrosas para todos os que também entraram na brincadeira!
A quadrilha à distância foi a outra sensação do Arraial do Célia! Com passos conhecidos e também inovadores, foi uma grande diversão! Quem aí não adorou o passo do Kardec? Já queremos de novo na festança de 2021. Todo mundo dançando de casa, e deu pra suar um pouquinho, não é mesmo?
O Arraial do Célia movimentou muita gente, e teve uma repercussão incrível. Diversas casas espíritas, igrejas e instituições nos procuraram perguntando como foi feito tudo isso. O MGTV, da Rede Globo, exibiu uma reportagem contando toda essa iniciativa, o que deu para tudo isso ainda mais visibilidade. Ouvimos muitas histórias de pessoas que receberam o kit de presente de amigos e família. Outras pessoas se mobilizaram para enviarem kits para algumas instituições.
E com muita alegria, o fim desse dia chegou, trazendo inúmeros resultados e boas histórias para contar! No fim de todo esse trabalho, além de todos os 500 kits entregues, do valor arrecadado e de toda a diversão da live junina, percebemos um resultado muito maior! Não só os kits foram entregues nas casas das pessoas, mas muito carinho e muitos desejos de que cada vez possamos estar mais unidos de coração.
Encerramos este texto com a mensagem que foi enviada junto a todos os kits, e com a certeza que a espiritualidade amiga não nos abandona nunca!
0 comments:
Postar um comentário