sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Interativas 2016: inesquecível!

De 2002 pra cá, o Interativas tem muita história pra contar. E sua última edição, a oitava, que ocorreu no domingo, 23/10, foi mais uma especial. O evento foi realizado mais uma vez em Caeté, no sítio do Zé Roberto, colaborador de longa data da casa de Célia e da mocidade AECX.

O embarque da mocidade e do sextão ocorreu às 7 horas da manhã na porta da AECX. Muita animação e disposição da galera, apesar do horário. Lista conferida, bagagem organizada, caronas distribuídas, ônibus completo, #partiuSítioDoZé.

Na ida tudo correu tranquilo, ficando como única apreensão o clima, muito nublado e levemente chuvoso. Na chegada, rápida concentração na área da piscina para o café da manhã e aquela ansiedade natural do início do evento, pois este ano a divisão das equipes não foi feita previamente!


Início declarado, regras relembradas e a junção de dois bordões (um clássico e um novo):

  • A principal regra é que a regra nem sempre é clara!
  • Ao participar, o jovem está reencarnando num mundo de provas, sem expiações!

A divisão das equipes foi feita por uma “caixa seletora”. Ao colocar a mão dentro da caixa, com itens não-identificáveis, o “mapeamento da aura” do jovem era feita e sua equipe anunciada. O participante recebia seu colete e se juntava a seu grupo, de uma das cores já conhecida pela galera: amarelo, azul ou vermelho.

O quebra-gelo foi na área da piscina e a missão foi designada: fazer a bandeira e o lema da equipe. Parecia uma tarefa simples, mas o peso deste objetivo será sentido na eternidade. Nasciam as equipes: Egiplótus, Gregóritas e Hebreontes.




O clima insistia no nublado com fina chuva fluidificada. As equipes seguiram para a segunda etapa de provas. Cada grupo ficaria sob a responsabilidade de um “Professor Interativóide” por 30 minutos. Em revezamento, os jovens viram com cada professor um pouco de Ciência, Filosofia e Religião. Cada aula envolvia uma prova e o grupo teve a oportunidade de criar uma identidade e se unir, sem contato com os demais.

O resultado das provas dessa etapa foi avaliado pelos professores e, baseado nisso, as equipes receberam cartas especiais que davam vantagens (ou desvantagens) nas provas da etapa que viria a seguir. O tempo ameaçava se abrir. Ainda nublado, porém a fina chuva cedeu lugar à adrenalina da competição entre as equipes!




Começava a terceira e última etapa do evento. Munidos das cartas especiais, Egiplótus, Gregóritas e Hebreontes passaram por três provas, competindo entre si. Teve tempo extra, inversão de posição, balão d'água, luvas, silêncio, venda, obsessão, amigo espiritual e muito mais!

Na primeira prova, o objetivo era coletar itens não-perecíveis, montar uma cesta básica e levá-la a seu destino final ao melhor estilo “formiguinhas”. Velocidade e organização deram o tom da atividade, em alusão às campanhas de trabalho da AECX! As cartas começaram a ser usadas nesta prova e rapidamente a galera “pegou o espírito” da coisa!

A segunda prova já foi de raciocínio e conhecimento! Em um tabuleiro gigante, as equipes precisavam responder perguntas de conhecimento e a cada resposta certa, garantiam movimentação de suas “peças espirituais”. Três jovens de cada equipe tentavam pegar a bandeira no centro do tabuleiro e se juntarem na mesma casa. Uma prova conectada com as atividades de estudo da mocidade!

Pausa para almoço e o sol começava a sorrir para o Interativas :)

O almoço foi um ponto alto do evento. Muito organizado e prático, a equipe do rango preparou macarrão com molho branco e molho vermelho, com temperos à parte para cada jovem escolher. Muito carinho na preparação e execução deste momento, que contou com a participação de coordenadores da mocidade e evangelização, ex-mocidandos e pais de mocidandos e evangelizandos.


Almoço feito, sol raiando e energia refeita, terceira e última prova em ação: caça à pechincha. Os jovens tinham que coletar itens espalhados pelo sítio. Cada item tinha um valor inicial e um valor com desconto. A meta era juntar 10 itens em uma sacola no centro do gramado e agregar o máximo de desconto possível! Muita agitação e estratégia nesta prova, que remeteu ao Bazar do Desapego!

Provas completas. Metas cumpridas. As equipes foram durante todo o evento avaliadas por uma comissão de jurados espirituais, com know-how de outros Interativas, nos seguintes aspectos: Velocidade, Raciocínio, Solidariedade, Conhecimento e Doutrina.

O anúncio dos vencedores de cada quesito foi feito no gramado central. Muita alegria, agradecimentos e um sentimento de união único no ar. Fotos e mais fotos não podiam faltar...


Ahh… e a parte da amizade também não faltaria. As últimas 2 horas do evento seriam, claro, destinadas à celebração de nossa convivência… piscina, futebol, música, boas conversas e risadas… o tempo livre fecha o evento, como sempre houve de ser, e com muito Sol, como sempre houve de ser.


Às 17h30, bagagem em mãos, caminho de volta para todos os lares. Não sabíamos, mas haveria uma última prova. A estrada ficou parada devido a uma manifestação, e o retorno, que demoraria 1 hora, levou 2 horas e meia. A boa notícia é que tivemos 1 hora e meia extra de alegria, brincadeiras e músicas no busão Interativas.

Todo agradecimento do universo aos colaboradores e aos jovens participantes da oitava edição do Interativas!!! 2018 nos aguarde… estaremos juntos de novo! :)

1 comments:

Marcus Vinicius Papa Lobo disse...

"O lado de lá não ganha do de cá..." #ClássicosInterativas