terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Diário da COMEBH - 2º dia

Fotos: Pamela Araújo

Domingo, "O cultivo do Evangelho: renovação com Jesus".

Pela fresta da janela, a luz do sol entra no quarto. Alguns viram de lado, outros escondem o rosto com a coberta, mas não há como ignorar: é hora de acordar. Depois daquela tradicional espreguiçada, os afazeres matinais: arrumar o colchão, guardar o travesseiro, trocar de roupa (ou encarar o banho frio da manhã), e então ir ao refeitório, onde o delicioso café nos aguarda. Esse é também um ótimo momento de confraternização.

Na abertura, recados das comissões, chamadas para voluntários da Manutenção e Nutrição e mural do dia: fazendo analogia com a reforma de uma casa, a comissão de Mural lembra a importância da nossa reforma interior.

Comissão de Integração harmoniza o ambiente cantando com alegria

Comissão de Mural apresenta o mural do dia

A Integração aproveita o momento para iniciar uma atividade que marcará a COMEBH dali em diante: a dinâmica do anjo. Cada confraternista tira um papelzinho com nome de outra pessoa. Essa pessoa será seu protegido do dia e o anjo deve cumprir pelo menos 3 tarefas para o protegido, como, por exemplo, lavar o prato do protegido em uma refeição e cantar com ele uma das músicas do encontro.

Integração anuncia a dinâmica do anjo

Seguimos então para os estudos. No salão, Antônio Neto, num gostoso bate-papo, nos faz encarar uma importante questão: qual a nossa real disposição para seguir Jesus? Somos levados a refletir sobre nosso empenho em caminhar de acordo com os princípios do Evangelho, ponderando a respeito dos valores transitórios que ainda cultivamos. Nas salas menores, Mírian Artuzo e Alex Miana complementam a reflexão trazendo debates sobre os mecanismos de renovação que estão à nossa disposição.

Antônio Neto fala sobre o tema Renovação com Jesus

Alex Miana comenta a respeito dos Mecanismos de Renovação

Estudar alimenta o Espírito, mas é também preciso alimentar o corpo enquanto estamos encarnados. Assim, terminados os estudos, nos reunimos em clima de alegria para o almoço preparado pela Nutrição. E depois de almoçar, nada daquela sonequinha de início de tarde: é hora de cantar!


Após a cantoria e abertura da tarde vem a primeira técnica do dia, realizada pela comissão de Mural. Nessa técnica, temos a oportunidade ler alguns textos e comentar acerca do papel da arte em nossas vidas, considerando especialmente o compromisso existente entre arte e Evangelho. Depois do intervalo, técnica da Estudos, convidando a um novo momento de reflexão íntima.

Técnica da Mural termina com produção artística

Confraternistas concentram-se durante a técnica da Estudos

Finda a técnica, todos para o banho e, em seguida, para o jantar, renovando as energias. Esse é também um ótimo momento para inscrever-se nas Oficinas. Cada Oficina propõe um tema e uma abordagem de apresentação:
  • Fidelidade (Sombra Chinesa)
  • Compromisso (Teatro Infantil)
  • Perseverança (Poesia)
  • Humildade (Contação de Histórias)
  • Prudência (Argila)
  • Prece (Teatro Mudo) 
  • Paciência (Música I)
  • Resignação (Música II)
  • Simplicidade (Desenho e Pintura)
  • Benevolência (Fantoche)
  • Fé (Stencil)
  • Perdão (Expressão Corporal)
A noite começa com uma nova técnica, proposta pela Integração. Os grupos, em cada sala, recebem um papel com um código e têm que decifrá-lo para descobrir qual a música contida ali. Descoberta a música, todos se unem para construir um cartaz que representa a letra dessa música. Por fim, todos os cartazes produzidos são apresentados.


Para terminar o dia, o primeiro encontro dos grupos de Oficina. Antes de iniciar os trabalhos, cada grupo lê um texto relacionado ao seu tema. A partir daí, é preciso retratar esse tema usando o meio de expressão específico daquele grupo de Oficina. E não dá pra perder tempo, porque as apresentações são no dia seguinte! Confira amanhã, aqui no Blog, o resultado das Oficinas da COMEBH 2010!

Para acessar o álbum com fotos do segundo dia de COMEBH, clique aqui.

1 comments:

Unknown disse...

O Segundo dia foi o único dia que eu tive anjo! T_T
acho que o anjo tinha que ser pra comebh toda... me confundiram com a Lud do apoio no 3° e no 4°!
adorei essa oficina da música, apesar de ter só observado praticamente (não conhecia a música do meu grupo) as idéias fluíram de um jeito tão legal! xD