segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Diário da COMEBH - 1º dia

Fotos: Pamela Araújo

Sábado, "O plantio do Evangelho: nosso encontro com Jesus".

Chegamos na escola onde ocorreu a COMEBH por volta de 12h30 e fomos recebidos pela Comissão de Integração com uma técnica "quebra-gelo" bastante diferente. Recebemos papeizinhos com pequenos versos que nos direcionavam a alguma parte da escola. Assim, fizemos um trajeto que nos permitiu conhecer os vestiários, banheiros, o Cantinho da Estudo e o Cantinho da Mural, quartos e auditório. Em cada local havia um trabalhador que nos explicava um pouco sobre o espaço em que estávamos, o funcionamento e horários destinados às atividades.


No final do trajeto, fomos guiados ao ginásio, onde aconteceu a abertura do encontro. Lá ficamos durante algum tempo, cantando, confraternizando e aguardando a chegada de todos os jovens. Por volta das 14h, a Coordenação Geral do encontro iniciou oficialmente a COMEBH. Nesse momento, ouvimos algumas palavras de Afonso Chagas, representante da União Espírita Mineira, que veio nos falar sobre a importância da COMEBH e nos desejar um bom encontro. Depois dele, foi a vez de cada comissão se apresentar, indo uma a uma à frente de todos para que cada trabalhador dissesse seu nome.


Após esse momento inicial, as atividades do encontro começaram a acontecer. Primeiro houve a apresentação do mural do dia, no qual a Comissão de Mural preparou uma projeção que mostrava imagens e frases, sugerindo-nos uma reflexão sobre as pequenas coisas que podem nos sugerir e lembrar a presença de Jesus na nossa vida.


Em seguida, vieram os primeiros estudos. No salão, ouvimos Rosana Wardil falar sobre "Os encontros com Jesus". Em seu estudo, ela contou quatro histórias de personagens que encontraram Jesus. Foi um estudo permeado de risos e lágrimas. Nas salas menores, Crhistian e Tiago Gomes falaram sobre o tema "Quem é Jesus para nós?". Esse foi o momento de cada jovem pensar em si e em como tem sentido e percebido Jesus em sua vida.


Terminados os estudos, tivemos a hora do banho e do jantar, que se traduziu em oportunidade de conversar e conhecer jovens de outras mocidades, confraternizar com os nossos amigos e sentir um pouco mais o clima do encontro.


E, após o jantar, técnica da Integração: a comissão propôs uma dinâmica interessante de leitura e dramatização de pequenas histórias.


Para encerrar o dia, a Comissão de Artes apresentou uma peça teatral sobre Santo Agostinho. A comissão encenou os principais momentos da vida deste Espírito, que viveu na Itália, no século IV. Foi representada sua vida irresponsável, sua busca incessante por respostas às suas perguntas, sua procura por filosofias, religiões, até que, atendendo às preces incansáveis de sua mãe, Mônica, Agostinho conhece e adere ao Cristianismo, fonte de paz e tranqüilidade para sua alma.


O primeiro dia de COMEBH foi encerrado com mais dois momentos antes de dormir: um rápido lanche após o teatro e o culto, que os jovens realizaram separadamente, nos quartos. Mesmo que tenha sido um dia mais curto, o sábado já nos deu uma idéia de como o encontro ia transcorrer e gerou em cada um uma boa expectativa do que ainda estava por vir.

Veja aqui o álbum do primeiro dia do encontro.

Acompanhe aqui no Blog, durante toda essa semana, as outras atividades da COMEBH 2010.

3 comments:

Elisaziza disse...

Puxa! estou impressionada com a cobertura da Comebh no blog...
O blog está de parabéns pela grande dedicaçao ^^

Pimpão disse...

Espetáculo mesmo...

Unknown disse...

Nossa achei tudo muito lindo!
Adorei o primeiro dia, foi o único que eu conseguir prestar atenção aos estudos 100%! nos outros dias eu tava capotando muito por não ter dormido .-.
e o teatro foi maravilhoso!
artes ta de parabéns! *-*
(todos estão, né XD)
ótima a cobertura!