quinta-feira, 28 de junho de 2007

Fala Rapeizi! Edição nº5

Para André Luiz
Por Leandro Cosme

É preciso repensar os lugares da humildade e da simplicidade.

Pessoas dizem que alguém que tem restrições de poder aquisitivo e poucas posses materiais é mais humilde, gente mais simples. Estas dizem isto para não falarem que o outro é pobre. Se quem é pobre na denotação material da vida é humilde, então quem está na situação oposta é orgulhoso. E se rotulam de simples, o oposto é complexo (mas, todo mundo tem a sua complexidade).

Bom, não é por eu ter maior poder aquisitivo que sou menos humilde e simples. Humildade não é situação econômico-social e sim maneira de agir.

“A humildade é um anjo mudo”, na definição de André Luiz.

Esta citação adentra o mundo da metafísica e cada um tem sua própria crença, tanto que cada religião concebe a existência dos anjos (dos espíritos) de um determinado modo. E até entendermos e daí até agirmos como um anjo mudo na vida pode levar tempo.

Uma outra definição, ainda em sentido figurado, mas talvez menos abstrata para alguns, pode nos ajudar: a humildade é um pão de sal (no caso pode ser um pão francês). Acredito ser uma definição mais palpável, sacaram?

Um dia quando sentirem necessidade de comer e só tiverem um pão de sal para se alimentarem, sem incremento, ou no máximo uma manteiga para ajudar a engolir, verão que ele basta. Bom, mas um pão de sal não é tão nutritivo e na maioria das ocasiões podemos comer outras coisas também. Será?

Um outro conceito muito bom, e neste caso muito gostoso dependendo do sabor e do ponto de vista, é o da ciência do viver: A sabedoria é um sorvete!

Saber saborear um sorvete na vida é um bom exemplo de como sermos cientes de bem viver.

3 comments:

Anônimo disse...

eiii!!! amei o texto Leandro... me fez pensar e repensar...

Marcus Vinicius Papa Lobo disse...

Lendo este artigo do amigo Leandro Cosme, me deparei com a pergunta 194 a), de O Livro dos Espíritos.

O comentário final de Kardec, após a resposta em si, chamou-me a atenção para o tema proposto netsa edição do "Fala Rapeizi!". É claro que precisamos tomar cuidado para não criarmos "regras" rígidas, pois pessoas de índole boa podem nascer em qualquer contexto sócio-econômico. Não é à toa que, no argumento abaixo, o codificador usa o termo "frequentemente", evitando assim, prováveis rótulos. Abraços. Papa.

194 a) — A alma de um homem perverso pode tornar-se a de um homem de bem?

“Sim, se se arrependeu. Isso constitui então uma recompensa.”

Nota de Kardec: A marcha dos Espíritos é progressiva, jamais retrograda. Eles se elevam gradualmente na hierarquia e não descem da categoria a que ascenderam. Em suas diferentes existências corporais, podem descer como homens, não como Espíritos. Assim, a alma de um potentado da Terra pode mais tarde animar o mais humilde obreiro e vice-versa, por isso que, entre os homens, as categorias estão, freqüentemente, na razão inversa da elevação das qualidades morais. Herodes era rei e Jesus, carpinteiro.

Marcus Vinicius Papa Lobo disse...

Sendo assim, muito oportuno este texto. Parabéns Cosmic Brother!

Papa.