sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Fala Rapeizi!

E a coluna “Fala Rapeizi!”, aberta a todos os jovens da Mocidade AECX, chega em sua segunda edição. Inaugurada por Érica Sarsur, agora é a vez de Thiago Monteiro, assim como a colega, também do III Ciclo. Logo após o seu artigo, Thiago traz um trecho do livro Conduta Espírita, de André Luiz, além de ilustrar o nosso blog com uma imagem especial criada por ele. Confira!

Tarefas? Qual o principal objetivo?
Por Thiago Monteiro

O mais importante não é participar de uma tarefa para dizer: “Eu ajudo as pessoas”. Mais importante é participar de uma tarefa, com simplicidade e humildade reconhecendo que serei o primeiro a ser ajudado, e não porque terei “status”.

Temos que nos conscientizar de que é assim que colocamos em prática o que aprendemos nos estudos e palestras, e que é necessário trabalhar no bem para exercer a caridade, não para “evoluir mais rapidamente”, mas pelo desejo consciente de fazer o certo.

“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral (estudo) e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações (trabalho)”. Allan Kardec.

É claro que não vamos abraçar todas as tarefas, impossível fazê-lo. Mas, o que nós fizermos, que façamos bem feito.

Conduta espírita na obra assistencial
Texto extraído da obra Conduta Espírita - André Luiz

Pelo menos uma vez por semana, cumprir o dever de dedicar-se à assistência, em favor dos irmãos menos felizes, visitando e distribuindo auxílios a enfermos e lares menos aquinhoados.Quem ajuda hoje, amanhã será ajudado.Prestar serviço espiritual e material nas casas assistenciais de internação coletiva, sem receber remuneração e sem criar constrangimento às pessoas auxiliadoras.Só impõem restrições ao bem quem se acomoda com o mal.Na casa assistencial de caráter espírita, alimentar a simplicidade doutrinária, desistindo da exibição de quaisquer objetos, construções ou medidas que expressem supérfluo ou luxo.

O conforto excessivo humilha ass criaturas menos afortunadas.Viver em familiaridade respeitosa com todos, desde o servo menor ao dirigente mais responsável e categorizado, nos lares e escolas, hospitais e postos de socorro fraterno.A humildade assegura a visita contínua dos Emissários do Senhor.Jamais reter, inutilmente, excessos no guarda-roupa e na despensa, objetos sem uso e reservas financeiras que podem estar em movimento nos serviços assistenciais.

Não há bens produtivos em regime de estagnação.Converter em socorro ou utilidades, para os menos felizes, relíquias e presentes, jóias e lembranças afetivas de familiares e amigos desencarnados, ciente de que os valores materiais sem proveito, mantidos em nome daqueles que já partiram, representam para eles amargo peso na consciência.Posse inútil, grilhão mental.Seja qual for o pretexto, nunca permitir que as instituições espíritas venham a depender econômica, moral ou judicialmente de pessoa ou organização meramente política, de modo a evitar que sejam prejudicadas em sua liberdade de ação e em caráter impessoal.

A obra espírita cristã não se compadece com qualquer cativeiro.Sempre que os movimentos doutrinários, em particular os de assistência social, envolvam a aceitação de muitos donativos, apresentar periodicamente os quadros estatísticos dos recebimentos e distribuições, com satisfação justa e necessária aos cooperadores.O desejo de acertar aumenta o crédito de confiança.

Organizar a diretoria e o corpo administrativo das instituições assistenciais exclusivamente com aqueles companheiros que se eximam de perceber ordenados, laborando apenas com finalidade cristã, gratuitamente.O trabalho desinteressado sustenta a dignidade e o respeito nas boas obras.“E quando fizerdes, por palavra ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando a Ele graças a Deus, o Pai.” – Paulo(COLOSSENSES, 3:17.)

4 comments:

Anônimo disse...

Muito BOM! Concordo e "assino em baixo"! Parabéns Thiago!
Abração!

Anônimo disse...

q chique esse povo da mocidade..tah entrando ateh no grupo de reportagens do blog...Qm me dera saber escrever bem assim...Parabéns pra Érica e pro Tiago!
bjus

Marcus Vinicius Papa Lobo disse...

Oi Ziza! Não precisa saber "escrever bem" pra entrar no time de reportagem do Blog. Basta ter disposição que o Pafúncio dá um força no texto final. Contamos com a sua participação também e de todos!

Abraços.
Papa

Anônimo disse...

muito pertinente...
valeu André via Chico Xavier via Ti...
Acho que estou precisando mesmo de uma tarefa... estou virando um fariseu "teórico".
Valeu , bóra cortar pão em Neves ! felipe lessa