quarta-feira, 28 de março de 2012

Eba, É Nós no Enturme Etc e Tal!

Assim é o Enturmão, que reúne os quatro ciclos da mocidade aecx em um mesmo ambiente – só pode ser coisa boa!

Em 2012, o Enturmão mudou de formato. Mais simples, mais vezes ao ano. E o primeiro encontro já tem data e hora marcada: É no próximo sábado, dia 31/03/2012, lá mesmo no Célia Xavier. É só chegar um pouco mais cedo do que de costume. O Enturmão começa às 15h15 e vai até o horário da abertura da mocidade. De lá, seguimos normalmente para os estudos nos ciclos.

Ah, o lanchinho é por conta da mocidade aecx. Então, não precisa levar nada além da habitual alegria e do sorriso no rosto. Nos vemos lá!

Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Eita É Nós!


24 de março. Data especial para o II Ciclo da mocidade aecx. Por quê? Porque foi o dia do primeiro É Nós de 2012, o Encontro Oficial do Segundo Ciclo. O salão de festas no prédio da Ju Guimarães foi o cenário desse encontro, onde a anfitriã recebeu a todos com muito carinho.






Depois de um lanche pra matar a fome e uma breve sessão de fotos, registrando o momento, todos se reuniram para a prece inicial e a leitura de um texto do livro Fonte Viva. Após a leitura, foi dada a cada um a liberdade de comentar a passagem, se desejasse. Alguns relacionaram o texto ao estudo do dia, feito pelo amigo Ramon Nogueira, coordenador do I Ciclo, sobre o tema "Bem-aventurados os aflitos".

No rodada de comentários, surgiram também opiniões a respeito do próprio II Ciclo, dos estudos, do grupo e da participação individual. Aos poucos, o papo foi se tornando mais confidente, permitindo que cada um se abrisse para falar sobre os demais presentes e para ouvir a opinião dos outros a respeito de si mesmo.



O final? A surpresa de todos: "Como é? Ficamos mais de três horas conversando!?" Sim, e ainda tinha assunto pra mais! O tempo voou durante a prosa, gerando risadas e reflexões e proporcionando uma gostosa integração entre as pessoas.

Se a primeira impressão é a que fica, o primeiro É Nós do ano cumpriu muito bem seu papel, marcando o coração de todos que estiveram lá!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Ciclo de Estudos - PASSE

A AECX informa que estão abertas as inscrições para o Ciclo de Estudos sobre Passe.

O Ciclo tem 20 semanas de duração e terá início no dia 27 deste mês (próxima terça-feira).

Confira as informações no cartaz abaixo. Em caso de dúvida, entre em contato com a secretaria da AECX.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Vídeo COMEBH 2012: Melhores Momentos

A COMEBH deste ano já está deixando saudade, por isso, a Comissão de Comunicação preparou um presente: o vídeo "COMEBH 2012 - Melhores momentos".

"E mais uma COMEBH se foi (a 30ª para ser mais preciso), porém, mesmo já tento se passado mais de um mês do evento, ela não saiu de nossos corações. Foram cinco dias com diversos momentos e incontáveis oportunidades de estudo, trabalho e amizade. Momentos estes que vão ser relembrados por cada um com muito carinho. Palestras, dinâmicas, trabalho, brincadeiras, quebra cabeça, jogos, oficinas de fotografia, sombra chinesa, contação de histórias, teatro mudo, pintura, radio novela, jornalismo, quadrinhos, música, expressão corporal, poesia... Ufa! Só mesmo se alimentando bastante para acompanhar esse ritmo de alegria que banho frio nenhum no mundo tira! Foi só eu ou vocês ai também sentiram aquela saudade apertando o peito? Hoje se alguém me perguntar o que é a COMEBH eu vou dizer que COMEBH simplesmente é, foi e será. Uma palavra? Inesquecível."

Aristarco (IV Ciclo)

"Eu percebi que felicidade ia além do que eu conhecia. Sensações diferentes, pessoas diferentes e com tudo isso novos conhecimentos. Foram 4 dias dormindo no chão e tomando banhos frios, mas, além disso tive a oportunidade de conhecer um pouco do meu íntimo, algo que eu nunca tinha coragem de procurar por medo do que eu poderia encontrar. E eu percebi que se eu vivesse em função do medo, um dia eu iria parar de caminhar por não saber o que encontraria pela frente, tinha muito medo dos desafios e das pessoas não me aceitarem como eu era e foi aí que veio a grande dúvida, será que eu não devia me aceitar primeiro? Agora, eu tenho vontade de começar de novo, e meu primeiro passo vai ser TENTAR. Tentar me respeitar, tentar cuidar de mim, tentar me manter firme, e ter certeza que um dia eu vou CONSEGUIR. Gostaria de agradecer a todos vocês por me ajudar nesse novo despertar."

Júlia Filogônio (I Ciclo)

segunda-feira, 19 de março de 2012

Amizade e Compreensão

Fotos: Valeu, Marcela! 
Evento: Festival de Tortas do GEFA (sábado, 17/03/12).

"(...)

Existe uma ciência de cultivar a amizade e construir o entendimento. Como acontece ao trigo, no campo espiritual do amor, não será possível colher sem semear.



Examina, pois, diariamente, a tua lavoura afetiva. Observa se estás exigindo flores prematuras ou frutos antecipados. Não te esqueças da atenção, do adubo, do irrigador. Coloca-te na posição da planta em jardim alheio e, reparando os cuidados que exiges, não desdenhes resgatar as tuas dívidas de amor para com os outros.



Imita o lavrador prudente e devotado, se desejas atingir a colheita de grandes e precisos resultados."



Fonte: Trecho do capítulo 121 (Amizade e Compreensão) do livro Vinha de LuzEmmanuel / Psicografia de Chico Xavier.

sexta-feira, 16 de março de 2012

III Ciclo inicia projeto experimental “X formas de ajudar”


Incentivados pelo livro base de 2012, O Evangelho Segundo o Espiritismo, o III Ciclo (17 e 18 anos) da mocidade aecx iniciou no domingo, 04/03, um projeto experimental chamado “X formas de ajudar”. Inicialmente, o projeto consiste em visitar entidades filantrópicas em Belo Horizonteo, descobrindo mais formas de poder auxiliar onde é preciso.


No domingo que passou, iniciando oficialmente a execução do projeto, o III Ciclo pegou uma “carona fraterna” na tarefa da MEJA – Mocidade Espírita Joanna de Ângelis, que visita o Núcleo Assistencial Caminhos Para Jesus.


Nos encontramos às 13h10 na porta do AECX e de lá fomos para a FEIG (Fraternidade Espírita Irmão Glacus) de onde saiu o ônibus que nos levou ao destino. Já na viagem a diversão foi garantida pela cantoria e pela Música do Patinho – quack!


No local, a tarefa foi iniciada com as orientações principais, além de uma leitura do livro “Palavras de vida Eterna” (Emmanuel, psicografado por Chico Xavier), uma prece e uma música para nos sintonizarmos.



No próximo mês, a expectativa é pegar outra “carona fraterna” na visita da MEJA à instituição Lar Maria Clara (http://www.larmariaclara.org.br/), já treinados com música e coreografia do Patinho!

Leia também a matéria publicada no blog da Meja: http://goo.gl/OKvkw


Para mais informações sobre o Núcleo, acesse: http://www.caminhosparajesus.org.br

quarta-feira, 14 de março de 2012

Endereço do Festival de Tortas do GEFA

Fique ligado no local do Festival de Tortas do GEFA, no próximo sábado. Confira o mapa na imagem abaixo:


Viu? Não será na sede do GEFA, no bairro Serra, como nos anos anteriores. Esse ano será na rua Alphosus de Guimarães, nº 262, no bairro Santa Efigênia.

Após o término da mocidade aecx é só procurar outros mocidandos que também irão. De carona ou de busão, vai sobrar animação!


segunda-feira, 12 de março de 2012

Quem somos nós, Etc e tal...



Foi realizado no sábado que passou, 10/03, o primeiro Etc e tal (Encontro do Terceiro Ciclo e tal) de 2012. A anfitriã Thaís Palhares recebeu um bom número de presentes, que animaram sua casa com a forte alegria que marca a amizade do grupo.


O tradicional lanchão (incluindo a novidade das guloseimas sem glúten) deu início às atividades da noite, que começou com a leitura de um capítulo do livro Palavras de Vida Eterna (Emmanuel).


Logo a seguir, foi realizada a dinâmica principal da noite, chamada “Quem somos nós?”, que contou com fortes depoimentos e exemplos de vida, em que muitos se abriram a respeito de dificuldades superadas.

O roteiro sugerido foi:
1 – Nome;
2 – Se considera espírita? Se sim, há quanto tempo?
3 – Como conheceu o Célia?
4 – O que mais gosta no Espiritismo e o que menos gosta?
5 – Tem algum livro (espírita ou não) ou autor preferido?
6 – Qual o tipo de filme que mais lhe agrada e qual foi o filme que mais gostou?
7 – Na internet o que faz a maioria do tempo?
8 – Banda (ou tipo de música) que mais curte?
9 – O que pretendo ser profissionalmente (qual curso pretendo estudar / ou já estudo)?
10 – Buscarei qualidade de vida, não importando muito o ganho financeiro ou quero ter um padrão de vida de médio para elevado?
11- Boa parte das pessoas sonham em viver um grande amor (ou paixão) e ser mãe ou pai. Eu estaria preparado para ser solteiro nesta existência?
12 – O que mais me enche a paciência e como lido com isso?
13 – Qual característica minha pretendo melhorar este ano?
14 – O que mais admiro na minha pessoa?
15 – Como serei eu no III Ciclo em 2012?
16 – Qual meu maior sonho atualmente?

Sobrou pouco tempo para a próxima atividade, que foi a divulgação completa do programa de estudos para 2012 e quais datas estão abertas para o De Nós Para Nós Mesmos. Mas, alguns interessados já se apresentaram!


Já passava de uma da matina e o pique da rapeizi ainda estava o mesmo! Mas já era hora de arrumar as coisas e ir embora, com aquela sensação agradável de que o ano promete! E muito!



sexta-feira, 9 de março de 2012

O Burro de Carga

"O Burro de Carga" vai longe, para além do sertão mineiro e chega no nordeste brasileiro!

Integrantes do Atoss em apresentação do
espetáculo "O Burro de Carga".

Os trabalhos artísticos “O Burro de Carga” e “Emiliano Jardim”, produzidas pelo Grupo Teatral Atoss, foram selecionados para apresentação no 1º Encontro Nacional de Arte Espírita. O 1º Encontro Nacional de Arte Espírita acontecerá entre 7 e 10 de junho de 2012 em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza/CE.

O objetivo do evento, simultâneo ao 9º Fórum Nacional de Arte Espírita, é reunir grupos e artistas espíritas de todo o Brasil interessados em apresentar trabalhos artísticos e movimentar nacionalmente a Arte Espírita.


Dentre os trabalhos artísticos estão espetáculos teatrais, espetáculos musicais, esquetes, apresentações musicais, vídeos e um espetáculo poético, vindos de diferentes estados brasileiros: Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

De Minas, além do Atoss com dois espetáculos teatrais, também participará do Encontro o Coral Eurípedes Barsanulfo.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Festival de Confraternização

Ainda têm entradas, mas fique atento:


... são muitos os interessados e quanto antes você adquirir a sua, melhor!

Veja no cartaz acima as informações sobre o Festival de Tortas e Doces do Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA). O festival já se tornou um evento no qual a mocidade aecx marca presença. O festival não é só de tortas e doces, mas também de confraternização, de sorrisos e de conversas agradáveis.

Além de irmos em peso, podemos também contribuir em peso com doações de tortas doces ou salgadas. Basta entrar em contato com Laila ou Verena (informações no cartaz) para saber como doar.

Esse ano o endereço do Festival será na rua Alphonsus de Guimarães, 262, Santa Efigênia. Clique aqui para ver as opções de descolamento entre o Célia e o local do Festival.

segunda-feira, 5 de março de 2012

(Re)Encontros - 2012

O último final de semana foi especial para quem esteve na COMEBH, pois foi momento de reEncontrar os amigos que compartilharam um carnaval muito especial!

Para quem não esteve na COMEBH, o final de semana foi especial também, pois tiveram a oportunidade de Encontrar tantas pessoas amigas, sorridentes e felizes e por sentirem, mais um pouquinho, um pedaço do encontro de carnaval, que tanto marcou o coração de quem esteve lá.





As peças apresentadas pela Comissão de Artes na COMEBH Centro-Sul já estão disponíveis nos links a seguir:

Peça de sábado - Parte 01

Peça de sábado - Parte 02

Peça de sábado - Parte 03

Peça de terça-feira - Parte 01

Peça de terça-feira - Parte 02

Confira fotos do Encontros 2012 (mostra de apresentações das Comissões de Artes das quatro regionais da COMEBH) no Facebook em:

Fotos - Abraão Soares

Fotos - Thiago Monteiro

sexta-feira, 2 de março de 2012

Onde você vai passar o Carnaval?

Na época que antecede o feriado do Carnaval, já começam as perguntas sobre o seu planejamento para este período! E muita vezes sentimos vergonha de falar que vamos a um encontro de jovens espíritas, com receio da reação das pessoas.

Para incentivá-lo a seguir com essa escolha em suas vidas, o blog da mocidade aecx convida a todos os amigos que fazem a escolha do trabalho com Jesus para uma breve passada pelo Brasil e Minas Gerais: esta escolha não é só nossa! É de muitos jovens!

Espírito Santo

Regional Sudeste - COMEBH

Regional Nordeste - COMEBH

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Ceará

Encontro de Verão - Paraná

COMECON - Contagem

CONJEBE - Betim

COMEBH - Regional Centro-Sul

Confira o álbum com uma compilação de fotos da 30ª COMEBH - Regional Centro-Sul clicando aqui.