sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Enquete do dia

Você vai ao Encontro Regional?

[   ] Sim - antes de ler esta matéria, leia aqui.
[   ] Não - continue lendo esta matéria.

"Senhor, que saibamos agradecer a tua proteção e a tua bondade nas horas de alegria e de triunfo; entretanto, que nos dias de aflição e de fracasso, possamos sentir conosco a luz de tua vigilância e de tua benção!"

Emmanuel / Chico Xavier. Coragem - Mensagem 37 - "Oramos"

"Influência em dois mundos" - o que isso quer dizer?

O Espírito da Verdade nos ensinou: "Vigiai e orai." (O Evangelho Segundo o Espiritismo) Assim conseguiremos ter controle sobre nossos pensamentos e atos, sem que nos deixemos levar pelos desejos dos outros de seguir este ou aquele caminho.

O Encontro Regional do próximo domingo vai estimular em todos nós reflexões sobre nossa postura mental: quais são as influências que recebo? Quais companhias espirituais estou convidando a me acompanhar?

Para quem vai, ótimo encontro! Aproveitem essa oportunidade.

Aos que não irão, ficam aqui algumas reflexões sobre o assunto.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como chegar no Encontro Regional

Neste domingo, 02/10, das 8h às 17h, teremos no Lar Espírita Esperança mais uma edição do Encontro Regional, evento que reúne as mocidades espíritas da Regional Centro-Sul. Serão mais de 100 presentes.

Aos inscritos foi elaborado um mapa contendo rotas para quem vai de carro, linhas de ônibus e metrô. Confira clicando na imagem abaixo.

Para quem vai de ônibus e passará no Centro: dois integrantes da Comissão de Comunicação, Cadu (9983-7841) e Cristina (9637-4088), estarão às 7h em frente a União Espírita Mineira, rua dos Guaranis, 315 onde partirá um “comboio” para o Regional.

Fique ligado na hora. E bom encontro!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Caminhando para a Luz

"Se caminhamos para a Luz, importa conhecer o trajeto. O que nos aguarda, sim, mas também o que ficou para trás. Porque a compreensão daquilo que fomos ajuda no entendimento do que somos e, o mais importante, ela ajuda a nortear aquilo que viremos a ser.

Eis por que o SER, a Sócio-Organização de Espiritualidade e Religiosidade, promove no dia 1º de outubro, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), o Seminário Lítero-Musical A Caminho da Luz.

 
Tomando como fio condutor a releitura espiritual que Emmanuel faz da evolução da Terra e do homem no livro homônimo, o seminário traz Haroldo Dutra Dias resgatando a profundidade espiritual do conteúdo bíblico à luz da doutrina espírita. Mais do que isso, esse A Caminhho da Luz nos convida a uma imersão nos cenários cosmológicos, geológicos e históricos narrados pelo autor espiritual.

Da gênese planetária, pelas mãos dos Espíritos Puros que nos presidem os destinos, até o surgimento do homem, coroando nosso orbe com as lutas redentoras dos filhos de Deus. Da diversificação das raças humanas, fomentada pela vinda dos Exilados, à união regenerada da humanidade, sob a égide do Consolador. Cada uma dessas etapas do drama terreno ganhará vida em cena por meio da música, do teatro, da poesia e dos recursos audiovisuais, que vão enriquecer magistralmente as reflexões sobre o tema."

Entrada franca, solicitamos a contribuição de 1kg de alimento não perecível e inscrição através do PortalSER.

Data: 01/10/2011
Horário: 16:30

Local: Teatro Municipal de Nova Lima
Endereço: Praça Bernadino de Lima S/N – Nova Lima


Para mais informações acesse o Portal SER.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como ser Cristão na Internet?

''Estar no mundo, sem ser do mundo''

A Doutrina Espírita nos convida constantemente a uma reflexão diária, sobre o que praticamos e suas consequências para a nossas vidas. Cumprir com as nossas obrigações terrenas sem perder de vista nossos compromissos espirituais é o nosso ideal.

''Não vim trazer a paz, mas a espada'' disse Jesus.

A eterna batalha íntima de vencer com ideais de luz e de amor em Jesus, considerando essa nossa constante dificuldade em transformar em ação aquilo que temos enquanto vontade. Buscamos então algumas reflexões a nossa prática diária no mundo virtual.


A Internet é uma mecanismo que nos é dado para a evolução. Essa ferramenta por si só não é boa nem má, bom ou mau é o uso que fazemos dela. Para tanto pensemos: quanto tempo dispensamos na Internet? Como está esse uso? Nós dedicamos esse tempo para o estudo edificante?

Nosso objetivo aqui não é criar um manual de instrução de como ser cristão na internet mas problematizar o nosso uso e, quem sabe, gerar reflexões.


Da mesma forma que temos de pensar naquilo que transmitimos para o outro no contato real com as nossas palavras e ações, no mundo virtual, como Facebook, Twitter e outros meios da Internet, essa mesma ação e palavra virtuais podem atingir várias pessoas, até mesmo milhares e você pode indicar vários caminhos.

O que você tem publicado e postado? O que você tem seguido? O que você tem buscado?


Existem várias formas de se seguir Jesus. Que tal tentar reavaliar o uso da Internet na sua vida? Que tal usar as inovações para espalhar o bem, o consolo, uma palavra amiga ou até mesmo uma leitura edificante? E isso não é tarefa fácil, pois de certa forma é nadar contra a corrente, mas...

Que tal seguir Jesus ?

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Seminário: Memórias de um Suicida


A União Espírita Mineira está promovendo o Seminário: Memórias de um Suicida - Estudo da Obra.



Confira a programação abaixo.

1ª Parte:
A vida e a mediunidade de Yvonne Pereira
Affonso Soares (FEB)

2ª Parte:
Estudo da obra de Yvonne Pereira
Sandra Ventura (FEB)

Informações importantes:
25 de Setembro de 2011 (domingo), das 9h às 12h, na UEM (Av. Olegário Maciel, 1627 - Lourdes - em frente ao Shopping Diamond Mall)

O evento é gratuito. Não é necessário fazer inscrição.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

I Ciclo e a precisão do conhecimento espírita

O Encontro fraterno do I Ciclo fez jus ao nome e foi Bom Até!

A rapeizi aproveitou a noite do último sábado e realizou o terceiro Eba do ano. Dessa vez, a anfitriã foi a Gaby Monteiro.


Logo após a Mocidade, Flavinha preparou um saboroso lanche para todos acompanhado pela ressonância do estudo do dia (Onda Mental) através das músicas preferidas dos jovens.

Lanche feito, Marcela Lodron coordenou um jogo que mescla precisão e conhecimento: o Kardecquiz.


Um jogo de tiro ao alvo, ou melhor, dardo ao alvo; um arremesso; uma pontuação. Uma pergunta feita por Kardec aos Espíritos; quatro alternativas, mas só uma é a resposta correta.

Os presentes foram divididos em dois grupo. Primeiro, de maneira alternada entre os grupos, cada pessoa arremessou o dardo para definir o valor da pontuação da pergunta a qual responderia.


Em seguida, o grupo tinha um tempo limitado para responder à pergunta elaborada por Kardec e contida em “O Livro dos Espíritos”.


A precisão não está só no arremesso do dardo, mas também na escolha da alternativa com a resposta correta. A animação foi grande e acertando ou errando as respostas os grupos sempre saíam ganhando um pouco mais de conhecimento.


Ao final, muita diversão num horário livre onde todos ficaram à vontade para aproveitar o momento.



Entre jogo de adedanha, mais tiro ao alvo, bate-papo, risadas (dois tons acima) e música, segue uma versão espírita da adedanha em homenagem à rapeizi do I Ciclo:

“Deu 5. A letra é E. Valendo!

• Encontro fraterno: Eba;
• Nome: Emmanuel;
• Lugar: aEEEcx (forçou, hein?!);
• Minha sogra é: espírita;
• O que sou: Espírito;
• Atividade: estudo;

STOP!”

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

3º Caldos e Causos

Olá, pessoal!

Nesse sábado teremos uma ótima oportunidade de econtro após a Mocidade. É o 3º Caldos e Causos, realizado pelo Grupo Fraterno Eurípedes Barsanulfo. Veja detalhes no cartaz abaixo:

 (Clique para aumentar)

As entradas podem ser adquiridas com a Cris (III Ciclo), que nos conseguiu a cortesia de podermos chegar e nos acomodarmo no Lar Espírita Esperança antes do horário de início (19h00).

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Amigos, salgadinhos e etc (e tal!)

Texto: Iasmine Stephanie
Fotos: Vitor Filogônio

Um sábado especial, uma galera muito animada, um encontro fantástico, mais um ETC e tal!


Era uma vez uma galera feliz, do terceiro ciclo da mocidade AECX, que resolveu se reunir na casa de Lucas Duarte no dia 10/09/2011...


Tudo começou com alguns minutos de espera em frente a AECX, como de costume. Prosa vai, prosa vem, enquanto esperava-se a chegada de alguns "agregados". Todos bem acomodados naquele eterno sistema de caronas e Lets Go!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Tim, Vanessa e Amigos

No próximo final de semana, dias 17 e 18 de setembro, a dupla de música espírita Tim e Vanessa se apresentará no Auditório do Instituto de Educação.

Com eles, se apresentarão também o Grupo Sol de Arte Espírita, o Grupo Espírita Verbos de Versos e o Coral Luzes em Gotas.

Veja as informações no cartaz abaixo (clique para ampliar). Atenção: não haverá venda de ingressos no local. Confira os pontos de venda.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Café Colonial da AECX

Nesse sábado a Casa de Célia realizará um Café Colonial no Lar Espírita Esperança. O evento acontecerá à tarde, mas não será uma de tarde de tortas e sim um momento onde o tradicional cafezinho será acompahado de tortas, biscoitos, bolos e salgados!


Haverá música ao vivo e a renda será revertida para os trabalhos do grupo responsável pelo Enxolvazinho. Mais informações e ingressos podem ser obtidos na Secretaria da AECX.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Você já fez sua inscrição para o Regional?

A inscrição só vai até o próximo sábado, dia 10/09. Fique ligado!

O Encontro Regional é um evento que reúne as mocidades da regional centro-sul e é uma ótima oportunidade de confraternização através do estudo. Quem foi à Oficina com certeza irá curtir o Regional! Quem já foi em outros Regionais, aguarde surpresas!

Ainda há vagas para confraternistas do Célia, mas são poucas. Quem tem interesse em ir, é só procurar o Papa (coordenador do IV Ciclo) pelas redes sociais ou pessoalmente no próximo sábado.

Para ver o cartaz do Encontro, clique aqui.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fundação Caminho, Verdade e Vida apresenta:

A Doutrina Espírita trouxe com os livros de Chico Xavier um bálsamo de esclarecimento e consolação em vários campos do conhecimento e sentimento.

As obras Nosso Lar, Há Dois Mil Anos e Renúncia constantemente nos trazem transformação aos nossos corações embrutecidos. Através dessas histórias, passamos a refletir com mais exatidão através da exemplificação de temas de tanta relevância dentro do Espiritismo.

Nada melhor então do que poder ter acesso a esses conteúdos inolvidáveis pela arte, que toca nossos corações de uma maneira como muitos outros meios não tocam.

Logo, caro amigo leitor, não perca a oportunidade de ter acesso a esse sentimento, neste final de semana, com três peças sobre essas obras, de entrada franca no Teatro SESIMINAS!

Confiram mais informações no cartaz abaixo: