segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ciclo de estudos introdutórios à Doutrina Espírita

Dentro da proposta de oferecer e reestruturar os grupos de estudos (leia mais sobre esse assunto aqui), a Casa de Célia manteve ativo o Ciclo de Estudos Introdutórios à Doutrina Espírita.

O Ciclo é uma atividade que está ativa na AECX desde 2006 (veja a notícia) e, a cada semana, mostra o quanto é importante a Casa oferecer um ambiente de estudos próprio para os novatos na Doutrina, para os interessados em conhecer as idéias básicas do Espiritismo, antes de se envolver em estudos específicos ou de obras subsidiárias.

Os encontros desse grupo de estudos acontecem às segundas e sextas, independentemente. São abordados 13 temas, um em cada estudo. Por ser "ciclo", não há início ou fim, permitindo aos interessados começar o estudo na época que mais lhe convier. Leia mais sobre a estrutura de funcionamento do Ciclo.

O horário dos estudos agora é único: 20h a 21h15 nos dois dias.

Os temas abordados são os princípios básicos da Doutrina Espírita, agrupados e estruturados para uma melhor compreensão:

  • Materialismo, Espiritualismo e Deus
  • Jesus e a 2ª revelação
  • Espírito e Perispírito
  • Reencarnação, Lei de Causa e Efeito, Livre Arbítrio
  • Pluralidade dos mundos habitados
  • Vida Futura e Plano Espiritual
  • A Prece
  • Pureza Doutrinária
  • Evolução
  • Fora da Caridade não há Salvação
  • Mediunidade
  • Influência dos Espíritos em nossas vidas
  • Cristão no Mundo

Todos estão convidados a conhecer esse trabalho. Para mais informações, procure Érica Sarsur ou Eric Ávila, coordenadores da tarefa.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Festival de sorvete G.F. Amigo Presente

O calor continua e já há outro festival de sorvete a vista!!!

No próximo domingo, dia 27 de fevereiro, acontecerá o festival de sorvete do Grupo Fraterno Amigo Presente. Conheça o site do GFAP: http://www.gfap.org.br/

O evento está marcado para começar às 15h e terminar às 18h. O local é fácil, bem pertinho do Célia: a Academia Corpo e Água, que fica na rua Monsenhor Horta, 378, no Prado (mapa).

O valor do convite é R$ 10,00.

Estão todos convidados!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Em clima de COMEBH

A COMEBH se aproxima: em 10 dias, como mostra o nosso contador à direita, muitos jovens de diversas Casas Espíritas da Regional Centro-Sul estarão reunidos para mais um encontro de carnaval à luz da Doutrina Espírita.

COMEBH é sinônimo de trabalho, de alegria, de fraternidade, de arte, de amizade e de estudo, entre tantas outras coisas. E por falar em estudo, você já está por dentro dos livros indicados para o encontro? Se não, confira a seguir os textos preparados por Bárbara Teixeira, coordenadora da Comissão de Estudos, sobre cada obra.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Enturme: caridade em ação

O IV Ciclo realizou no último domingo, dia 20 de fevereiro, na casa da Maria Clara, o primeiro ENTURME de 2011. ENTURME significa ENcontro da TURma da Mocidade Espírita, é o encontro oficial do IV Ciclo e foi caracterizado pela fraternidade e troca saudável de idéias.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fala, Rapeizi! - Ed. 21


O Cantinho do Chico

"O Cantinho do Chico? Onde? Qualquer lugar é o cantinho do Chico, Carol. Todo mundo gosta do Chico. Aqui, ali, acolá, em Pedro Leopoldo, em Uberaba, na minha casa, na sua, em todo lugar.”

Como a gente sabe, o Chico era e é muito querido entre todos nós, cientes das suas grandes obras ou não. Dessa maneira, nas minhas andanças pelo mundo, eis que encontro mais um Cantinho em que o Chico é tão querido. Lá não é só um cantinho do Chico, mas de todos aqueles que de certa forma se identificam com a Doutrina Espírita. “Uai, Carol, mas você já voltou da Alemanha?” Nããão... É da Alemanha mesmo que eu estou falando!

A gente no Brasil sabe, ou acha, que fora d´O Coração do Mundo, Pátria do Evangelho existem poucas ou nenhuma casa espírita. Assim foi há alguns anos, mas já há um tempinho, essa situação vem mudando bastante.

Em todo o mundo o Espiritismo vem ganhando lugar, assim como na Alemanha. Cada vez mais se ouve falar de casas espíritas por aqui. Graças a essa ferramenta maravilhosa que é a Internet, eu encontrei este Cantinho, que é bem um cantinho mesmo: apertadinho, coberto de boas energias e muito, muito acolhedor!

Cheguei ao Cantinho depois de encontrar vários endereços antigos de casas espíritas em cidades vizinhas que já não existiam mais. O link do Cantinho surgiu para mim como uma luz no fim do túnel. Achei o site, enviei uma mensagem, como fiz das outras vezes, e dessa vez eu recebi a tão esperada resposta:

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

No espírito da Doutrina - Ed. 02


 
As introduções e os prefácios são partes importantes dos livros escritos por Allan Kardec. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, o prefácio é uma mensagem assinada pelo Espírito de Verdade e que Kardec considera como um resumo do verdadeiro caráter do Espiritismo.

Tanto pelo conteúdo veiculado quanto por sua colocação no início do livro (mérito da lucidez de Kardec), na mensagem fica claro que o Espiritismo é um convite ao Evangelho de Jesus:

Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos.

Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.

As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo.

Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... e podereis entrar no reino dos Céus.

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Prefácio (O Espírito de Verdade) - Allan Kardec

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Áreas de download no site da FEB

A FEB (Federação Espírita Brasileira) mantém um site, em que reúne informações sobre o movimento espírita brasileiro e internacional, apresenta opções de acesso a diversas mídias, tais como revistas e rádios, oferece mensagens diárias para quem deseje ler palavras edificantes usando a Internet, entre muitas outras informações.

O endereço do site é http://www.febnet.org.br/ .

Hoje apresentamos uma seção especial: a área de downloads oferecidos pelo site. Através do portal da FEB, é possível ter acesso a livros, como os da Codificação, a Revista Espírita e livros em Esperanto em formato pdf. Também é possível baixar apostilas de estudos sobre diversos temas, a revista Reformador, entre outros.

Visite o site da FEB e confira o que ele tem para oferecer! É uma boa fonte de pesquisa de informações relativas ao movimento espírita.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Festival de Sorvetes da COMEBH


Precisa dizer algo mais? Precisa! Confira as informações abaixo:

Quando? 
Próximo domingo, 13/02, de 14:30h às 17:30h

Onde?
Rua Ludgero Dolabela, 390, bairro Gutierrez

Quanto?
O ingresso custa R$7,00

Como?
Todos os trabalhadores da COMEBH estão vendendo ingressos. Se você conhece algum, procure-o e garanta o seu! Haverá venda de ingressos na porta do evento também, pelo mesmo valor

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Novos grupos de estudo na AECX

A Casa de Célia está passando por um processo de mudança em alguns aspectos da sua estrutura. Um dos movimentos desse processo é a criação e organização dos grupos de estudo da Casa.

No início deste mês, começou a divulgação dos novos grupos que começarão a funcionar ou darão continuidade, seguindo novos moldes.

Há opções em horários e dias diferentes, com os mais diferentes enfoques, desde estudo sobre religiões até fluidoterapia e água fluidificada.

Confira abaixo mais detalhes:
  • Segunda - 19h - Estudos da Bíblia à luz da Doutrina Espírita
  • Segunda - 20h - Ciclo de estudos introdutórios à Doutrina Espírita
  • Terça - 20h - Curso de Passe
  • Terça - 20h - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
  • Quarta - 20h - Estudo da religião à luz da Doutrina Espírita
  • Sexta - 20h - Ciclo de estudos introdutórios à Doutrina Espírita
Procure a secretaria do Célia para ver a programação e verificar a sala de cada grupo. Para se inscrever, basta preencher seus dados na pasta do grupo de estudo de que deseja participar.

É uma ótima oportunidade para estudar a Doutrina, além de conhecer outros modelos de estudos e conviver com outros freqüentadores da AECX!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Abertura 2011: Juventude Espírita

Fotos: Ramon Nogueira.

A mocidade aecx começa 2011 de maneira muito especial através de uma reflexão sobre juventude.

Preparada com carinho pelos Coordenadores dos Ciclos, a Abertura Oficial da mocidade aecx contou com significativa presença de jovens e pais lotando harmoniosamente o auditório, como aconteceu em 2010.


Na acolhida de todos, Marcela Lodron (I Ciclo) iniciou as boas vindas aos novatos, dentre jovens recém-chegados à casa e jovens vindos do 6º período da Evangelização (Sextão!).


Direto da Alemanha, Gustavo Varela (II Ciclo) concluiu as boas vindas conduzindo o inédito Sê bem-vindo internacional, cantado simultaneamente em dois continentes.

Hallo, Freunde! (Olá, amigos!)

Em seguida, Gustavo introduziu a temática dessa Abertura: Juventude Espírita. Com o objetivo de iniciar uma reflexão sobre juventude, foi passado o vídeo We all want to be young, que apresenta diversos pontos interessantes sobre o tema, não esgota o assunto e suscita questionamentos importantes.

"Todos queremos ser jovens." (tradução do título do vídeo)

O conteúdo do vídeo foi contextualizado e brevemente trabalhado à luz do Espiritismo.

Leandro Cosme (I Ciclo) apresentou uma síntese do que foi falado no vídeo e propôs algumas questões direcionadas aos jovens: "como eu, jovem atual, espírita, tenho minha conduta inserida nessa realidade?"

 O Espiritismo é filtro constante, diário e que nos ajuda
a discernir para melhor agirmos.  

Depois, uma esquete elaborada e apresentada por integrantes do grupo teatral Atoss complementou a reflexão, ilustrando uma situação típica da juventude atual.
  
Kardec esteve presente.

Antes das tradicionalíssimas fotos oficiais dos ciclos, foram citados de forma bem descontraída os eventos da Casa nos quais a mocidade contribui, como Campanha de Inverno e Festa Junina, e os eventos que a Mocidade realiza com objetivo de integração e crescimento coletivo, como a Oficina das Mocidades e os Encontros Fraternos.



A agenda da mocidade oferece vários compromissos: comprometa-se com uma tarefa (ou mais de uma). Confira a seguir as fotos oficiais:

I Ciclo: 13 e 14 anos.


II Ciclo: 15 e 16 anos.


III Ciclo: 17 e 18 anos.


IV Ciclo: a partir dos 19 anos.


Confira mais fotos da Abertura 2011 clicando aqui.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Prévia da COMEBH

Atenção, todos que vão participar da XXIX COMEBH !!

No próximo domingo, dia 6 de fevereiro, acontecerá a Prévia da COMEBH, para trabalhadores e confraternistas.

Lembramos que as inscrições para a COMEBH já se encerraram.

A Prévia será realizada na Fundação Espírita Cárita, que fica na Rua N. S. das Graças, nº 51, bairro Cruzeiro (mapa). O início está previsto para as 14h30 e o término, para as 17h30.

A Prévia é muito importante para que todos possam se conhecer e conversar, além de ser fundamental para entender o regulamento do encontro. É também o momento em que todos começam a sentir o gosto de como vai ser a COMEBH.

A presença na Prévia é obrigatória para todos (confraternistas e trabalhadores). A falta não justificada antecipadamente, junto à Coordenação Geral do encontro, é motivo de cancelamento da inscrição.

Qualquer problema, entre em contato com a Coordenação Geral da COMEBH:

Mariana: mariwardil@bol.com.br
Flávio: flaviosouza@gmail.com
Juliana: jubimendes@yahoo.com.br
Vanilson: vanilsoncosme@yahoo.com.br

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Abertura oficial da mocidade 2011

Quem estava em Belo Horizonte em janeiro viu que a mocidade aecx não parou. Os temas foram livres e os ciclos estavam estudando juntos.

No próximo sábado, dia 5, acontecerá a abertura oficial da temporada 2011 da mocidade aecx. Será no horário normal, 16h, e todos se reunirão no salão principal para o início das atividades.

O encontro desse sábado será muito bom para conhecer os novos mocidandos que chegam da Evangelização Infantil e os novatos. Pra quem já é velho de casa, será mais uma oportunidade de encontrar os amigos. Será oficializada a nova divisão dos ciclos e seus respectivos coordenadores, além, claro, das tradicionais fotos oficiais.

Aproveitamos para informar que a Visita ao Hospital João XXIII retoma o ritmo normal de atividades a partir do próximo domingo, dia 6. A tarefa começa 8h20 e os tarefeiros se encontram na entrada do Hospital (Av. Alfredo Balena, 400). Para mais informações, entre em contato com emaildavisita@yahoo.com.br.

A tarefa da Campanha do Quilo continua em atividade. Os tarefeiros se reúnem todos os sábados, a partir das 13h45, na AECX.