quarta-feira, 29 de outubro de 2008

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Mocidade: a força do trabalho nas unidades da AECX – parte 1 (Especial Blog 3 anos)

O Blog da Mocidade AECX, em comemoração aos seus três anos de existência, inicia hoje mais uma série especial de reportagens: “Mocidade: a força do trabalho nas unidades da AECX”.

A matéria será dividida em quatro partes, em que você irá conhecer o histórico das entidades mantidas pelo Célia Xavier: Lar Espírita Esperança (Belo Horizonte), Casa de Etelvina (Betim) e Nova Luz (Rosaneves - Ribeirão das Neves).

Nestas publicações, fotos e vídeos irão rememorar histórias e casos das importantes obras assistenciais promovidas pela Casa de Célia e a participação dos mocidandos de hoje e dos eternos jovens nas tarefas. Acompanhe.

Lar Espírita Esperança – LEE
O Lar Espírita Esperança foi fundado em 21 de outubro de 1985 por um grupo de trabalhadores da Associação Espírita Célia Xavier, com o propósito de desenvolver um trabalho de caráter filantrópico no atendimento a crianças carentes de 0 a 6 anos de idade, do bairro Salgado Filho (Belo Horizonte/MG) e adjacências. Foi construído a partir de diversas ações de mobilização de recursos junto à população e a empresas, realizadas pelos membros da AECX.

Desde a época de sua fundação, o LEE passou a sediar quase todas as atividades assistenciais realizadas por sua mantenedora, a AECX, aproximando-se mais da comunidade que já vinha sendo assistida por diferentes ações.

Conheça agora os primeiros depoimentos, que falam sobre o início da atividade no Lar Espírita e como a presença da Mocidade foi marcante nesta missão.



Vídeos gravados por Cristiane Bahia

E não perca! Em breve a segunda parte desta reportagem com mais depoimentos sobre o LEE. Você também verá fotos antigas da unidade.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Visita ao Hospital terá mudança provisória de horário

Devido a mudanças na escala de funcionários do Hospital João XXIII, teremos que provisóriamente atrasar o início da tarefa. Por este motivo a próxima Visita, neste domingo, 26, será realizada de 10h30 até 12h15.

Como o horário está fora do normal gostaríamos, se possível, que os participantes que puderem ir neste horário e data, confirmem a presença pelo endereço eletrônico:
emaildavisita@yahoo.com.br

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

COMEBH: inscrições até 01/11

Atenção! As inscrições para a XXVII COMEBH, a ser realizada entre 21 e 25 de fevereiro de 2008, encerram-se no dia 1o de novembro, sábado. O tema de 2008 será "Pedagogia Espírita".

Como em todos os anos as vagas são limitadas e se a procura foi maior que o número de fichas disponíveis, o critério "frequência" será usado inicialmente como desempate.

Jovens que irão como trabalhadores do encontro devem fazer suas inscrições junto às Comissões.

Faça sua inscrição! Procure os coordenadores do seu Ciclo.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Amizades e uniões que se fortalecem na Doutrina: a base do presente. A construção do futuro



O passar dos anos e décadas só fortalecia o ideal de estudo e de trabalho da Mocidade da Associação Espírita Célia Xavier. Seu comprometimento com o estudo cada vez mais aprofundado da Doutrina Espírita fazia com que tal propósito se tornasse uma preocupação prazerosa.

Na verdade, mais que isso: um ideal que, como conseqüência, levava os jovens a se empenharem na busca de mais conhecimentos, estudando em grupo, realizando estudos dentro ou fora da própria Casa de Célia Xavier ou, ainda, se deslocando todas as vezes quando havia, por exemplo, estudos de Raul Teixeira ou Divaldo Pereira Franco, fosse em Belo Horizonte ou em cidade próxima. Verdadeiras caravanas eram montadas com o objetivo de chegar à casa espírita onde um dos dois palestrantes ministraria estudo. O sistema de caronas era bastante utilizado e os carros iam lotados.

A empolgação exercia sua magia sobre os jovens que se envolviam cada vez mais com as tarefas existentes. A responsabilidade com o social também sempre foi um dos lemas dessa Mocidade Espírita, além do trabalho sério e persistente.

Vídeo: Célio Costa Delgado (mais conhecido por Celinho), ainda freqüentador da Casa de Célia, nos conta sobre o papel da Mocidade frente às tarefas que trouxeram e trazem maturidade e responsabilidade aos jovens.



E a década de 80 continua. Confira abaixo novas imagens da rapeizi e alguns eventos que marcaram o período.


I Ciclo (13 e 14 anos) de 1987. Ronaldo Manduca e Cristina Cortês estavam à frente dessa moçada. Na imagem temos dois atuais coordenadores: Alcione Machado, que na época era evangelizadora da turma de 11/12 anos e, por ser muito querida pelos ex-pupilos, foi convidada a sair na foto. Também temos a presença de Marcus Papa (o rapaz de pé)

Se a Mocidade sempre soube valorizar as oportunidades de estudo e de trabalho, igualmente também soube criar bons momentos para a convivência sadia, promovendo as já conhecidas Festas Juninas, além das comemorações de aniversários, encontrando-se fraternalmente uma vez a cada mês na casa de um dos mocidandos.

A alegria espontânea e contagiante é, até os dias de hoje, uma marca da Mocidade AECX.








As quatro fotos acima foram tiradas na Festa Junina realizada em 1987, na quadra da Escola de Esportes do casal Lúcio e Eliane. Veja demais fotos desta mesma festa no álbum da década de 80

Outro tipo de festa muito comum na época era a chamada Festa do “Boco-moco”, para a qual os participantes tinham que se vestir da forma mais cafona possível (seria hoje a “festa brega”). Só de olharem uns para os outros, a rapeizi da Eterna Mocidade já se divertia à vontade. Os figurinos eram cuidadosamente escolhidos, o que, de antemão, já garantia o sucesso e diversão da festa.








Nas imagens acima, Festa do Boco-moco realizada em Setembro de 1985

Uma possibilidade entre grupos grandes que pertencem a uma mesma casa, como a da Associação Espírita Célia Xavier é o encontro de almas afins. A partir de uma descoberta como esta, vários casais se uniram através do matrimônio. A década de 80 está repleta desses casais que se conheceram na Mocidade e traçaram o caminho para a constituição de uma família.


Foto de 1985 – Casamento de Jefferson Palhano e Cristina Amorim, contando, é claro, com a presença de vários companheiros da Mocidade

Você sabia?

1. Que aproximadamente na metade da década de 80 a Mocidade AECX desenvolveu a atividade de apicultura? A mesma era coordenada pelo Parreira e participavam também desta corajosa atividade os jovens Élcio, Eugênio (Geninho) e Lúcio. A tarefa não permanece na atualidade, mas as lembranças de que todos levavam algumas boas picadas de abelha, apesar de usarem roupas adequadas, essas sim, certamente, permanecem na memória de todos eles até os dias de hoje.

Você sabia?

2. Que por muitos anos, na década de 80, dentro do Lar Espírita Esperança, funcionou uma marcenaria muito bem montada? Era liderada pelo Sr. Evaristo que, com toda sua experiência com os vários equipamentos que lá funcionavam, aos sábados pela manhã orientava vários jovens da Mocidade, montando brinquedos de madeira para as crianças do próprio Lar Espírita, como carrinhos, caminhões, caminhas de boneca e até aceitavam encomendas de empresas, produzindo pequenos caminhões (porta-lápis) que eram “silcados” com o nome da organização solicitante. Era um trabalho que exigia várias etapas e presente a esse trabalho, lá estava a Mocidade AECX, sempre disposta a novo aprendizado.

==

Não perca na próxima segunda-feira uma matéria especial, iniciando as comemorações dos três anos do Blog da Mocidade. Será uma reportagem detalhada com depoimentos, imagens e vídeos diversos sobre a história das unidades Lar Espírita Esperança, Casa de Etelvina e Nova Luz, e a participação da Mocidade ao longo das atividades desenvolvidas por essas entidades mantidas pela AECX.

Baixe aqui regulamento e ficha de inscrição para o evento "Encontro de Gerações – Mocidade AECX 40 Anos"

Texto: Equipe organizadora Mocidade AECX

Tá chegando a hora!

Os encontros comemorativos dos 40 anos da Mocidade AECX serão, respectivamente, em 31/10 com o nosso amigo Raul Teixeira, e em 22 e 23/11, o Encontro de Gerações, ambos no Lar Espírita Esperança.

Nesta postagem você pode baixar (links abaixo) a ficha de inscrição e o regulamento do encontro em 22 e 23/11/08.

A ficha de inscrição deverá ser impressa [não serão feitas inscrições via e-mail], preenchida por todos os "mocidandos" [atuais frequentes e “Eterna Mocidade”] e entregue na secretaria da AECX (A/c de Altair ou Rejane) junto com o valor da inscrição e da camisa do evento (opcional).

Salientamos que a ficha de inscrição é apenas para os mocidandos sendo que os acompanhantes (cônjuges, filhos, etc) deverão estar listados numa única ficha de inscrição.

Regulamento "Encontro de Gerações" [clique AQUI]
Ficha de Inscrição "Encontro de Gerações" [clique AQUI]

Aguardamos você!

Outras informações: mocidade.aecx@gmail.com

Cartaz: Thiago Monteiro [clique na imagem para vê-la ampliada]

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cia. Laboro apresenta "Francisco" de hoje a domingo

Notícia enviada por Renan Dias

Neste fim de semana, a Companhia Espírita Laboro apresenta a peça "Francisco", sobre a vida de Francisco de Assis, de hoje a domingo, no Centro Cultural do Colégio Imaculada. Sexta e sábado às 20h e domingo às 19H.

A renda dos ingressos será revertida para as obras assistenciais da Fraternidade Espírita Irmã Sheilla.Os ingressos já estão quase esgotados. Quem quiser ir ligue para o número do telefone que está indicado no cartaz abaixo (clique na imagem para vê-la ampliada). Ótimo programa para toda a família!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

IV Ciclo realiza terceiro ENTURME! do ano

O IV Ciclo da Mocidade AECX (19 anos em diante) realizou no último sábado, na casa da Flavinha Bertolacini, a terceira edição no ano do ENTURME! – Encontro da Turma de Mocidade Espírita.

Cachorro quente, doces diversos, mímicas e uma “adaptação fraterna” da Dança do Quadrado animaram a noite que promoveu mais uma vez a confraternização da rapeizi.

Confira abaixo algumas imagens do evento e um super vídeo em que a galera relembrou uma prova do recente INTERATIVAS, a “Orquestra Humana”.

A seção completa de fotos será enviada em breve para o grupo de e-mails do IV Ciclo.




segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Jovens da Mocidade expõem sobre Obsessão Espiritual na Semana de Kardec

O encerramento da Semana de Kardec na Casa de Célia contou com um ótimo público presente na última sexta.

Érica Sarsur (IV Ciclo), Vítor Filogônio (II Ciclo) e Jáder Sampaio apresentaram o tema “Obsessão Espiritual”, em que os jovens da Mocidade introduziram o assunto com princípios básicos da obsessão. Jáder relatou ao final um estudo de caso feito por Kardec, conhecido como “Os possessos de Morzine”.

Outra jovem que se apresentou no auditório foi Thaiane Rubioli (III Ciclo), que atuou como regente do Coral Elza Xavier.

Veja fotos abaixo. Para saber mais sobre o estudo, clique
aqui.






Ainda hoje: saiba como foi o fechamento da Semana de Kardec. E nesta quarta: cobertura completa do ENTURME!


sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Semana de Kardec encerra hoje com participação de jovens do II e IV Ciclo

Hoje é uma data especial nestes 40 anos da Mocidade AECX. Vítor Filogônio, do II Ciclo, e Érica Sarsur, IV Ciclo, irão representar a rapeizi na Semana de Kardec, em que atuarão junto a Jáder Sampaio na exposição do tema "Obsessão Espiritual", com enfoque no caso relatado na Revista Espírita, "Os possessos de Morzine".

O estudo começa às 20 horas na Casa de Célia.

Compareça!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Acesse direto o álbum de fotos Mocidade AECX 40 Anos

O Blog da Mocidade AECX está divulgando uma série especial de reportagens sobre os 40 anos da Mocidade Espírita Célia Xavier (veja postagem abaixo). Um dos destaques das matérias é o acesso às fotos que marcaram a história da juventude de nossa Casa.

Devido ao sucesso da sessão de imagens, a partir de agora você pode acessá-las diretamente no link fixo “Álbum Mocidade AECX 40 Anos” que fica à direita desta página principal. Confira!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Década de 80: o amadurecimento de um ideal


A Mocidade AECX sempre mostrou a sua força de trabalho através dos anos. Apresentava-se em todas as atividades desenvolvidas pela Casa de Célia Xavier. Fosse na pesagem, na visita a creches, a presídios, a hospitais, na Colônia Santa Isabel (tarefa dirigida pelo ‘Seu Pereirinha), em Caminhos para Jesus, no Floramar, na campanha do quilo, nas campanhas da Casa durante todo o ano - lembrando aqui a campanha do agasalho, a festa junina, a campanha do Natal, entre outras - lá estavam os jovens da Mocidade mostrando sua disposição para os trabalhos, conduzindo-os com muita seriedade, disciplina e muito amor.


Jovens em tarefa na Casa de Célia

Quando da divisão em diferentes ciclos por idade, lá estavam os jovens, frente de trabalho, dedicando-se como voluntários e colocando em prática o “amai-vos e instrui-vos”. E a rapeizi da Eterna Mocidade estudava pra valer. Assumia os ciclos, fazia estudos e enfrentava cedo as palestras públicas, mostrando muita vontade de aprender e real envolvimento nos estudos da Doutrina.






Ciclo da Mocidade de Célia Xavier. Nas fotos acima podemos identificar José Roberto, Márcio e Alfredo, jovens atuantes nos ciclos, na década de 80, e freqüentadores da casa até os dias de hoje

Uma época muito marcante, considerando-se as tarefas realizadas, era a dos Natais da Casa Espírita Célia Xavier, dos quais muitos se lembram com saudade, e que chegaram a beneficiar, em tempos mais fartos, até mais de 1.500 famílias assistidas. O trabalho começava às 8hs da manhã e terminava em torno das 23hs30 ou quase meia-noite. Esse trabalho era dirigido pela Marlene e pela Nenzinha, irmãs que uniam forças, disposição e muita alegria para a realização do trabalho árduo junto aos jovens que se entregavam, literalmente, de corpo e alma. E era com a alma leve, radiante, que faziam a prece final depois de se abraçarem, tendo entregado o último farnel abarrotado de alimentos e de carinho sincero no qual eram envolvidos.

Certa vez, em um desses Natais, erm que a entrega dos mantimentos já acontecia no Lar Espírita Esperança, Raul Teixeira trouxe os jovens da Sociedade que dirige, em Niterói, para que eles também pudessem desfrutar desse banquete de luz. Vários casais da casa de Célia Xavier ficaram responsáveis por hospedar um, dois ou três desses jovens durante os dias em que estes permaneceram em Belo Horizonte. O trabalho foi grandioso, banhado pelo suor e pelas lágrimas dos participantes que se uniram em um só ideal. A emoção tomou conta de todo o grupo, envolvendo as duas Mocidades que, naquele instante, tornaram-se um só grupo, uma única Mocidade, que se realizava intimamente por trabalhar na Seara do Cristo. Mesmo durante o momento em que cantavam com as famílias no LEE, ou quando assistiam às apresentações teatrais, antes mesmo da entrega dos farnéis, os trabalhadores não conseguiram se conter e entre sorrisos e lágrimas concluíram a tarefa daquela noite, absorvendo a alegria do ambiente, compartilhada com os Amigos Espirituais, certamente presentes naquele momento abençoado.

O famoso "esquinão", que até hoje faz sucesso após os encontros, aos sábados

Acompanhe agora, através dos vídeos que seguem, relatos de alguns companheiros que integraram a Mocidade durante a década de 80. Eles falam da força do trabalho que os movia e os tornava tão felizes por se sentirem úteis e ativos nas atividades que a Casa de Célia oferecia. A frase “Que fazeis de especial” era sentida e vivenciada com intensidade.

Vídeo 1: Fátima Delgado fala sobre a firme atuação da Mocidade tanto nos estudos quanto nas tarefas, além das amizades formadas que estão fortes até hoje. Este vídeo contém uma curiosidade: Fátima relata o retorno da Mocidade AECX para o sábado.



Vídeo 2: Sandra Conde relata sua chegada à Mocidade AECX em 1970 e como rapidamente já estava inserida nas atividades da Casa. Lembra também as palestras de Divaldo Franco e Raul Teixeira junto aos jovens no Célia Xavier.



Vídeo 3:O casal Dalva e Márcio Xavier revivem suas lembranças na Mocidade AECX e como os estudos refletiam no dia-a-dia. Eles rememoram também as saídas pós-mocidade, que marcaram época. As tarefas também são bastante citadas.



Você Sabia?

1. Que a Casa de Célia Xavier, na década de 80, oferecia, às terças-feiras à noite, a tarefa de confecção de tapetes (ponto cruz), coordenada pelo Ivan Capdeville, jovem assíduo da casa? A atividade era para os que já tinham experiência e também para os interessados em aprender este ofício. A produção era vendida e o dinheiro arrecadado era revertido para a própria Casa.

Você Sabia?

2. Que a Mocidade Espírita Célia Xavier tinha o seu próprio coral, na década de 80, regido pela Anésia? Os encontros para os ensaios ocorriam após o horário da Mocidade e o número de participantes era grande. A Anésia regia o coral mesclando sua experiência musical com a sua experiência de mãe afetuosa e ao mesmo tempo muito séria, principalmente quando se tratava de orientar os jovens sob os seus cuidados. O coral fazia suas apresentações e todos sabiam cantar todas as músicas daquela época.

Continue acompanhando os registros fotográficos da história dos 40 anos da Mocidade AECX, acessando o álbum online, com novas imagens já disponíveis! Para acessar o álbum, clique aqui.

E se você perdeu alguma parte desta série, acesse os artigos, através dos links abaixo, e confira a matéria completa desde o início!
Atenção: caso você possua fotos e/ou informações relacionadas à Mocidade AECX, ou conheça alguém que possua, por favor, entre em contato conosco e contribua para esta série especial. A sua participação nesta história é muito importante! Contatos: Cristiane Bahia (crisnbmaarrobayahoo.com.br) e Flávio Gonçalves (flaviosouzaarrobagmail.com).

Semana de Kardec começa hoje na AECX

Importantes e esclarecedores temas sobre as bases do Espiritismo serão apresentados de hoje até sexta, às 20 horas, na Casa de Célia. O evento homenageia os 150 anos da Revista Espírita, periódico editado na França por Kardec, de 1858 a 1869.

Saiba programação completa clicando aqui.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Estão abertas as inscrições para o IX COJEREME. Até segunda tem desconto

Será realizado entre 20 e 25 de fevereiro de 2009 o IX COJEREME - Confraternização de Jovens Espíritas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As inscrições vão até 23 de novembro, mas podem ser feitas com desconto até esta segunda, dia 06/10.

Informações mais completas sobre o encontro e as inscrições antecipadas podem ser obtidas no e-mail
cojeremebh@yahoo.com.br

Veja no cartaz abaixo (que está em baixa resolução) o tema central.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Regional Noroeste promove V Momento da Evangelização

Informações enviadas por Renan Dias

A Regional Noroeste promove na capital mineira o V Momento da Evangelização, dia 19 de outubro, no Grupo Espírita Emmanuel. O tema do encontro será: "Dicas Pedagógicas para a Evangelização".

Neste dia, serão tiradas dúvidas enviadas pelos evangelizadores ao Departamento de Evangelização da Criança da Regional, com enfoque em situações do dia-a-dia da tarefa.

É necessário se inscrever previamente devido ao limite de vagas.

Clique na imagem abaixo e veja o cartaz ampliado com endereço, telefone e outras informações sobre o curso.