sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Confira palestras da AECX em setembro

Fique por dentro dos temas que serão apresentados nas palestras públicas da Associação Espírita Célia Xavier no mês de setembro. Basta ir na seção "links" (lado direito desta página) para conferir a programação.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

ATENÇÃO! Prévia do INTERATIVAS é neste sábado, às 16h, no auditório da AECX. As inscrições para o evento estão encerradas.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Projeto "De nós para nós mesmos" foi a pauta principal do ETC e Tal

O último sábado foi reservado para mais uma edição do ETC e Tal - Encontro do Terceiro Ciclo e Tal. Na oportunidade, os temas "Lei de Liberdade", "Da Perfeição Moral" (ambos da 3a parte de O Livro dos Espíritos, que fazem parte do programa deste semestre para os jovens de 17 e 18 anos), mais "Mediunidade", foram assuntos de discussão e divisão entre grupos para as apresentações que ocorrem em novembro.


Concentração...
...estudos e...
...a hora de escolher os temas.


Também marcou presença na pauta a "avaliação da avaliação", em que os coordenadores deram um retorno sobre a pesquisa de opinião feita no final de junho, acerca de como estava o andamento das atividades.

Uma das decisões tomadas e muito bem aceita pelos jovens é de que os próximos encontros do III Ciclo até o final do ano serão totalmente organizados pelos jovens, tomando por base o sucesso do recente "Lual", em que a rapeizi se organizou pra montar um evento. No caso, somente as atividades (dinâmicas) serão acompanhadas pelos orientadores.Logo após, muita música, o misterioso jogo do relógio barulhento e outras atrações fecharam a agradável noite. Que venha o próximo!

Os anfitriões que receberam o III Ciclo com muito carinho e guloseimas: (esq p/ dir) Rafa, Mari, Maurilão e Lu (mais a Flavinha que não está na foto)


E pra encerrar o sábado com chave de ouro, nosso ouvidos foram contemplados com o show de Fernando Caixeta (canta bem o rapaz!) e Matheus Gouveia, pra variar, arrasando no violão

Ainda hoje: cobertura completa do ETC e Tal!


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A primeira reunião. As primeiras tarefas




O Blog da Mocidade continua a seqüência de reportagens especiais sobre os 40 anos da Mocidade Espírita Célia Xavier – Mocidade AECX.

Na edição de hoje você confere documentos históricos, verdadeiras relíquias que registram o início de um trabalho que chega em sua quarta década.

A primeira “reunião pública” da Mocidade
(assim chamada à época), no dia 16 de novembro de 1968, sábado, ficou registrada em ata, documento muito bem guardado, até hoje, pela Casa de Célia. Nesse dia estavam presentes à reunião: Luiz Carlos Lemos Prata, Rogério José Lemos Prata, Zulmira Maria Tavares Quadros e José Roberto Maia Pimentel.


Veja a página de abertura da primeira ata [clique na imagem para vê-la ampliada]


Um dos tópicos abordados foi a criação de um regimento interno, que foi redigido na segunda reunião, em 23 de novembro do mesmo ano.

Tal estatuto definia a Mocidade como uma sociedade civil, espírita e filantrópica. Estabelecia também a sua finalidade, seus objetivos, diretrizes, administração, mandatos, competência de cada função e atividades assistenciais.

O Artigo 29º, do Regimento Interno, foi elaborado e aprovado em reunião: em caráter provisório a diretoria da Mocidade ficou assim estabelecida: - Presidência: José Roberto Maia Pimentel; Vice-Presidente: Raimundo de Paula Batista Neto; Secretária: Zulmira Maria Tavares Quadros; Tesoureiro: Rogério José Lemos Prata; Diretor Sócio-assistencial: Luiz Carlos Lemos Prata. Ficou estabelecido que a nova “diretoria” seria eleita em 22 de março de 1969.

A Mocidade AECX começou seus encontros aos sábados, às 16 horas. Em 27 de abril de 1969, esses encontros passam a acontecer aos domingos, às 10 horas. Registros posteriores indicam que as reuniões retornaram para os sábados em meados de 1974/75, para que seus integrantes pudessem ficar com as famílias aos domingos.


Mocidade já era forte em tarefas desde sua criação

Na passagem da década de 60 para 70, a rapeizi já mostrava uma de suas características marcantes: a presença em tarefas.

Nas imagens abaixo, um grupo de senhoras, trabalhadoras da Casa, já incentivava e orientava os jovens em atividades como a pesagem de alimentos (praticada até hoje na época do Natal e semanalmente com a arrecadação da Campanha do Quilo, em que a unidade Nova Luz (Rosaneves) recebe os donativos e promove almoços às quartas-feiras, em Ribeirão das Neves). Na terceira foto, as famílias assistidas com a entrega de farnéis assistem a uma palestra.


Ao centro, de vestido listrado, Vovó Adelaide (mãe de Vera Bertu), que auxiliou Zé Roberto desde o iníco da Mocidade




As palestras para as famílias assistidas eram realizadas no antigo salão, no segundo andar da Casa


Você sabia?
- No final da década de 60, ainda distante do advento da internet, a Mocidade, que não tinha um blog, criou seu primeiro meio de comunicação. Em setembro de 1969, foi lançado um jornal que recebeu o nome de ‘Eterna Mocidade: Órgão Informativo da Mocidade Espírita Célia Xavier’. Clique na imagem abaixo e veja a capa do boletim:


Edição original gentilmente cedida por Sônia Xavier

==

- Desde o início, os integrantes da Mocidade se reuniam uma vez por mês na casa de um deles. Inicialmente era só o culto. Esses encontros passaram a ser chamados posteriormente de “Atividades Recreativas”, nas quais o culto foi mantido, havendo, logo após, a integração bastante conhecida nos encontros fraternos atuais.

==

- Na reunião do dia 22 de fevereiro de 1969, a Mocidade recebeu a visita do senhor Virgílio de Almeida, membro do então “Centro Espírita Célia Xavier”. Falou ao grupo que a Casa aprovou a existência da Mocidade como um Departamento (assim como é hoje) e que teria todo o apoio da Diretoria.


Em pé, o Sr. Virgílio de Almeida. À sua esquerda (direita do observador), o Sr. Aphrodísio, diretor da Casa

Não perca nesta semana!

- A segunda matéria especial da série "Mocidade AECX 40 Anos";

- Cobertura completa do ETC e Tal que rolou sábado passado;

- Reportagem bomba! Blog publica super furo!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Blog informa: o link contendo a programação de palestras da Casa de Célia foi atualizado.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Exclusivo: blog divulga primeira imagem do novo local do INTERATIVAS

Falta pouco mais de duas semanas para a realização da 4ª edição do Jogos de Confraternização entre Mocidade e Evangelização - INTERATIVAS. Fique de olho nos recados que serão dados neste sábado, nas aberturas da manhã [09h - reunião de pais e 6º período, 11 e 12 anos] e da tarde [16h - Mocidade].

Leia também as postagens anteriores sobre o INTERATIVAS! As inscrições acabam na terça, 26/08.

Veja agora com exclusividade a primeira imagem do sítio dos anfitriões Thaís (I Ciclo) e Mateus Palhares (II Ciclo), localizado na cidade de Sarzedo (e não Betim como havíamos anunciado anteriormente).


Clique na imagem para ampliá-la


Lembramos que este evento é interno para jovens frequentes da Associação Espírita Célia Xavier. Seria um prazer promovermos um encontro 'inter-mocidades', mas nossa estrutura não comporta uma realização deste porte. Agradecemos as casas que manifestaram interesse e contamos com a compreensão de todos.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Domingo tem seminário "Tópicos da Mediunidade"

A Casa de Bezerra e o Semeador de Estrelas convidam para o "Seminário: Tópicos da Mediunidade".

Será no próximo domingo, dia 24 de agosto, no horário de 08h às 12h.
Local: Casa de Bezerra (Centro Espírita Cristão Bezerra de Menezes)
Endereço: Rua Maria Felipe de Araújo, 75 - Santa Efigênia – (31) 3461-2636
(Referência: vindo pela Av. dos Andradas, após passar a passarela do Metrô da estação de Santa Tereza, entrar na Av. Mém de Sá, cruzar a Rua Niquelina, seguir a Av. Mém de Sá e entrar a 1ª à esquerda (Rua Maracanã/Rua Fernando Lobo) e 1ª à esquerda (Rua Maria Felipe de Araújo).

Teremos a participação dos expositores: Ronaldo Jung, Paulo Pina, Célio Allan Kardec e Márcio Antônio Martins (Mário Campos).

Faça sua inscrição, enviando resposta para o e-mail andtt@ig.com.br informando nome completo, telefone e a Casa/Grupo Espírita que freqüenta, para que tenhamos um melhor controle do evento. Mais informações: Andréa - 9363-1063.

Confira programação completa clicando aqui.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Feriadão em BH: Mocidade AECX [16h] e Campanha do Quilo [13h45] com atividades normais neste sábado, 16.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

INTERATIVAS terá prévia dia 30, às 16h na AECX

A quarta edição dos Jogos de Confraternização entre Mocidade e Evangelização – INTERATIVAS, que será realizada no dia 07 de setembro, apresenta uma novidade este ano: a prévia do evento.

Uma semana antes da realização do encontro, teremos um estudo especial no dia 30 de agosto, das 16h às 17h45, no auditório do Célia Xavier. Além de toda a Mocidade, participam também desta prévia os evangelizandos de 11 e 12 anos, além de seus pais.

Todas as informações sobre o INTERATIVAS, seus objetivos e a melhor maneira de curtir os jogos serão divulgados para os inscritos.

Leia mais sobre o INTERATIVAS 2008 nas postagens abaixo e qualquer dúvida nos escreva: mocidade.aecx@gmail.com

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

1968. O começo




No ano de 1968, os jovens José Roberto Maia Pimentel, Raimundo de Paula Batista Neto e Luis Carlos Lemos Prata, acreditando que na Casa de Célia Xavier poderia existir um grupo de jovens com encontros semanais, motivados pelo interesse em estudar a Doutrina Espírita, solicitam a permissão do então diretor da casa, Sr. Aphrodísio, para dar início a essa tarefa.

A autorização é dada e no dia 16 de novembro daquele ano, é fundada a Mocidade da Associação Espírita Célia Xavier – Mocidade AECX.

Hoje, ano de 2008, comemoramos 40 anos de Mocidade. Foi a partir de um pensamento, de uma idéia trabalhada em conjunto, que uma pequena semente germinou e vem desenvolvendo a sua história através de gerações e gerações.

A partir de hoje, o Blog irá publicar uma série de reportagens históricas, sobre as diversas jornadas da nossa rapeizi. Se você começou na Mocidade anos depois ou faz parte dela na época atual, conheça mais sobre essa jornada de amizade, tarefas e estudo da Doutrina!

Prepare-se! Começa agora uma viagem no tempo!
(clique nas imagens para vê-las ampliadas)



O primeiro “esquinão”. Você aparece ou reconhece alguém nesta foto?



Se a narrativa junto às imagens remetem você ao final da década de 60, relembre esse período! Se faz tempo que você não tem notícias de como está a Mocidade do Célia Xavier, fique ligado! A oportunidade para um reencontro virá em breve! Acompanhe a programação da Comemoração dos 40 anos da Mocidade AECX.




Faça deste espaço uma oportunidade para se envolver com essa comemoração. Envie-nos você também as suas fotos e depoimentos. Escreva para nós: mocidade.aecx@gmail.com

Participe!


sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Interativas 2008: primeiras informações


Inscrições de 09 a 26 de agosto

O INTERATIVAS – Jogos de Confraternização entre Mocidade e Evangelização – chega em sua quarta edição. O evento, que possui uma proposta de integração da rapeizi com os jovens de 11 e 12 anos que subirão para a Mocidade, utiliza uma fórmula diferente das gincanas convencionais e olimpíadas escolares: são jogos e atividades lúdicas, com intuito de trabalhar o companheirismo e a criatividade, junto a questões doutrinárias.

Abaixo você irá ler a “carta aos pais”, com todas as informações iniciais do INTERATIVAS 2008, que será realizado no dia 07 de setembro, de 09h às 17h, em novo local: em Betim, no sítio do Mateus e da Taís Palhares (II e I Ciclo, respectivamente). As inscrições estarão abertas a partir deste sábado, indo até dia 26 de agosto.

Fique ligado aqui no blog, pois tudo, TUDO sobre o INTERATIVAS será publicado nos próximos dias, além do Orkut e do nosso Mural.

Enquanto isso, vá curtindo as reportagens feitas há dois anos sobre a edição de 2006. Clique nos links abaixo com muitas fotos e vídeos que irão aparecer abaixo desta matéria:

* http://aecx.blogspot.com/search?q=criatividade+e+muitas+risadas+marcaram
* http://aecx.blogspot.com/search?q=Equipes+no+gramado+se+preparam
* http://aecx.blogspot.com/search?q=presente+no+interativas
* http://aecx.blogspot.com/search?q=Interativas+em+fam%C3%ADlia%3A+os+Palhano
* http://aecx.blogspot.com/search?q=A+prova+final%3A+o+%C3%81lbum
* http://aecx.blogspot.com/search?q=VideoBlog+Interativas%3A+confira
* http://aecx.blogspot.com/search?q=Interativas+total%3A+saiba+tudo+sobre+o+evento+do+ano+

Interativas 2008: carta aos pais

Caro Pai, Mãe e Responsável,

É com muito prazer que o Departamento de Mocidade da Associação Espírita Célia Xavier – Mocidade AECX - convida você e seu filho ou filha, que freqüenta o sexto período da Evangelização (11 e 12 anos) e Mocidade (13 anos em diante), para participar do INTERATIVAS – Jogos de Confraternização entre Mocidade e Evangelização.

O evento, que será realizado no dia 07 de setembro, domingo, durante todo o dia em um sítio em Betim, tem como principal objetivo promover a integração dos jovens evangelizandos que estarão na Mocidade no próximo ano ou em 2010.

Diferente de uma gincana ou olimpíada colegial, o INTERATIVAS promove e fomenta o espírito de companheirismo, respeito pelo outro, trabalho em equipe e a criatividade, através de atividades lúdicas, além de relacionar ensinos doutrinários aos jogos.

As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas aqui na AECX, aos sábados*, de preferência nos horários de abertura e finais da Evangelização (manhã) e da Mocidade (entre 15h30 e 16h ou após às 18h) até o dia 26 de agosto**.

* - no dia 15 de agosto não teremos Evangelização pela manhã, mas a Mocidade funciona normalmente à tarde.
** - nos dias 25 e 26 de agosto, haverá plantão de inscrições entre 19h30 e 21h).

A pré-inscrição pode ser feita via e-mail através do
mocidade.aecx@gmail.com informando o nome completo do(s) jovem(s) e dos pais ou responsáveis. Importante: a pré-inscrição é apenas para facilitar o processo, não garantindo participação, que só é oficializada após o preenchimento do formulário de inscrição.

Participam do INTERATIVAS:

- Jovens freqüentes da sexto período de Evangelização – 11 e 12 anos;
- Pais dos jovens de 11 e 12 anos (extensivo a irmãos mais novos);
- Jovens freqüentes da Mocidade (a partir dos 13 anos).

Casos excepcionais serão avaliados pela organização do evento.

Mais informações como endereço do local, mapa e dicas de como curtir você receberá em breve.

No dia 30 de agosto, sábado, das 16h às 17h45, haverá a prévia do INTERATIVAS no auditório do Célia Xavier, com todas as informações sobre o evento, além de um estudo especial que será apresentado.

Outros esclarecimentos podem ser feitos através do e-mail
mocidade.aecx@gmail.com ou com os responsáveis pelo evento:

Ana Elisa Felicetti
Marcela Lodron*
Marcus Papa*
Sarah Papazoglu

* Marcela e Papa atuam na Evangelização da AECX pela manhã.


Contamos com sua presença!

Atenciosamente,

Departamento de Mocidade
Associação Espírita Célia Xavier