sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

COMEBH 2009: Pedagogia Espírita

Texto: Érica Sarsur
Fotos: Lívia Aguiar

Nos últimos dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro, feriado de Carnaval, realizou-se a XXVII COMEBH. A COMEBH é a Confraternização das Mocidades Espíritas de Belo Horizonte e tem como principal objetivo reunir jovens de diversas casas espíritas e promover sua integração e intercâmbio de idéias. A Mocidade AECX pertence à Regional Centro-Sul, da qual também fazem parte as mocidades Irmã Clara (GEFA), Cárita, O Precursor (UEM), Manoel Felipe Santiago, entre outras.



O tema central da COMEBH deste ano, Pedagogia Espírita, focalizou a educação do Espírito como principal ferramenta de evolução. Para clarear o assunto e apresentá-lo de forma mais didática e contextualizada aos jovens, em cada dia da COMEBH foi abordado um tema específico, que representava um desmembramento da ação educativa.

No primeiro dia, focalizou-se o contexto reencarnatório como oportunidade de evolução, e os jovens foram convidados a observarem e refletirem, dentro da própria realidade, quais aspetos poderiam ser úteis para o desenvolvimento ou a educação de determinado traço do próprio Espírito.


O segundo dia abordou especialmente a questão do pensamento, associado à vontade e à consciência, mostrando como esses são elementos fundamentais para se promover a auto-educação. Através de técnicas e estudos, buscou-se perceber quais pensamentos permeiam nossa mente em cada situação por que passamos e em qual sentido alimentamos as vibrações que surgem em nosso Espírito.



O terceiro aspecto abordado na COMEBH foi o do sentimento. Os estudos desse dia estimularam os jovens a voltarem o olhar para dentro de si mesmos, à procura dos sentimentos e emoções que os animam e que eles alimentam. Nesse terceiro dia, houve também a realização das oficinas artísticas, que trabalharam especificamente com as “faces do Espírito”, vinculando a proposta de cada oficina a um determinado sentimento. Os jovens tiveram a oportunidade de se inscrever nas oficinas, de acordo com o sentimento que gostariam de abordar.


Para finalizar o encontro, o quarto dia trabalhou especialmente o tema do método dentro da educação do Espírito. Os estudos e técnicas mostraram a necessidade de se estabelecer um método de vida, uma maneira de promover a própria evolução.


O encontro transcorreu em clima de muita alegria, com tranqüilidade e o sentimento de confraternização esteve presente entre os jovens. O grande desejo agora é que cada um se empenhe para manter a chama da esperança acesa, acreditando na possibilidade de realizar sua vontade de modificação interior. As dificuldades são grandes, mas a COMEBH nos nutre e recarrega nossas energias para enfrentar com coragem os desafios da vida.



Outras fotos do evento podem ser vistas no Álbum online da Mocidade AECX, clicando aqui.

E na próxima semana, mais reportagens, fotos e vídeos da COMEBH 2009. Fique ligado!

1 comments:

Anônimo disse...

Foi espetacular!
Nada melhor do que estudar as palavras de Jesus juntos ao amigos em clima de harmonia!
Rola até uma nostalgia ao ver as fotos... :-)