sexta-feira, 29 de junho de 2007

Baixe agora o texto com as propriedades do Perispírito

Nas últimas semanas o I Ciclo encerrou o tema “Perispírito” e no encontro do dia 16 de junho foi realizada uma dinâmica em que os integrantes tinham que relacionar perguntas e respostas sobre o assunto.

Baixe agora o gabarito com as questões completas clicando no link abaixo. Aí é só salvar no seu computador.


Link arquivo perispírito

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Fala Rapeizi! Edição nº5

Para André Luiz
Por Leandro Cosme

É preciso repensar os lugares da humildade e da simplicidade.

Pessoas dizem que alguém que tem restrições de poder aquisitivo e poucas posses materiais é mais humilde, gente mais simples. Estas dizem isto para não falarem que o outro é pobre. Se quem é pobre na denotação material da vida é humilde, então quem está na situação oposta é orgulhoso. E se rotulam de simples, o oposto é complexo (mas, todo mundo tem a sua complexidade).

Bom, não é por eu ter maior poder aquisitivo que sou menos humilde e simples. Humildade não é situação econômico-social e sim maneira de agir.

“A humildade é um anjo mudo”, na definição de André Luiz.

Esta citação adentra o mundo da metafísica e cada um tem sua própria crença, tanto que cada religião concebe a existência dos anjos (dos espíritos) de um determinado modo. E até entendermos e daí até agirmos como um anjo mudo na vida pode levar tempo.

Uma outra definição, ainda em sentido figurado, mas talvez menos abstrata para alguns, pode nos ajudar: a humildade é um pão de sal (no caso pode ser um pão francês). Acredito ser uma definição mais palpável, sacaram?

Um dia quando sentirem necessidade de comer e só tiverem um pão de sal para se alimentarem, sem incremento, ou no máximo uma manteiga para ajudar a engolir, verão que ele basta. Bom, mas um pão de sal não é tão nutritivo e na maioria das ocasiões podemos comer outras coisas também. Será?

Um outro conceito muito bom, e neste caso muito gostoso dependendo do sabor e do ponto de vista, é o da ciência do viver: A sabedoria é um sorvete!

Saber saborear um sorvete na vida é um bom exemplo de como sermos cientes de bem viver.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Grupo de recepção para novatos no Espiritismo completa um ano

Há um ano, o Blog da Mocidade AECX anunciava o início de um importante trabalho na Associação Espírita Célia Xavier: a criação do Grupo de recepção para novatos no Espiritismo.

A atividade segue firme em seu objetivo até os dias de hoje. Todas as segundas-feiras, a partir das 20 horas, as pessoas que estão iniciando na Doutrina tem a oportunidade de acompanhar um ciclo de estudos sobre temas básicos acerca dos conhecimentos codificados por Kardec.

Recentemente, o Blog "Espiritismo Comentado"publicou uma matéria sobre o Grupo. Confira clicando no link abaixo:

http://espiritismocomentado.blogspot.com/2007/06/ciclo-de-estudos-sobre-espiritismo.html

Veja também a reportagem feita pelo nosso blog, em julho do ano passado:
http://aecx.blogspot.com/search?q=iniciantes

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Meu Cantar e Verbos de Versos se apresentam no final de semana

Os grupos musicais Meu Cantar e Verbo de Versos irão se apresentar sábado e domingo no Colégio Imaculada. Um ótimo encontro pra quem curte a música espírita. O ingresso custa dez reais. Confira a agenda do evento:

Show Meu Cantar e Verbo de Versos
Teatro do Colégio Imaculada
Rua dos Aimorés, 1600, Lourdes (esq. com Bahia)
30/06/07 - sábado - 21h
01/07/07 - domingo - 19h
Ingresso: R$10,00

Clique na imagem acima para ver o cartaz ampliado.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Agora é pra valer. Nova pasta de músicas chega sábado e você vai ajudar a montá-las

A tão esperada Pasta de Músicas chega em sua nova versão neste sábado, 23, contendo as últimas atualizações. Serão usadas pastas com plásticos, facilitando a troca ou inserção de novas canções.

A Mocidade AECX está convocada para ajudar na montagem das pastas (50 ao todo), a partir das 18h15 (após os estudos), no auditório. Aguardamos você!

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Campanha do Quilo e Visita ao Hospital com força total neste final de semana

Está de volta neste sábado a Campanha do Quilo, que não foi realizada na semana que passou devido aos preparativos da Festa Junina. Agora, a tarefa volta com força total, mantendo o bom ânimo da rapeizi que vem fazendo deste trabalho um dos mais descontraídos da Casa. E não há segredo: compareça às 13h45 no Célia Xavier, usando roupas leves (próprias para caminhadas) e prepare-se para um ótimo “passeio” entre as ruas do Prado, Barroca e adjacências. Pra quem ainda não foi na campanha, basta procurar no local por Renan Dias ou Thiago Monteiro.

A Visita ao Hospital chega ao seu 4º domingo do mês e as crianças internadas no João XXIII já estão esperando pela galera que anima o ambiente. A tarefa é feita a partir das 9h30 e os interessados em ir devem enviar uma mensagem para
emaildavisita@yahoo.com.br já que as vagas são limitadas. Lembramos que a idade mínima para participar é de 15 anos.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Trabalho em equipe marca sucesso da Festa Junina AECX 2007

Com um público em torno de 800 pessoas, a Festa Junina da Associação Espírita Célia Xavier foi sucesso de alegria e integração entre os frequentadores e convidados da Casa, presentes na Escola Estadual Villa Lobos, no sábado que passou.

A parceria entre diversos setores da AECX, como a Evangelização, grupos mediúnicos e de estudos, colegas de reuniões públicas, biblioteca e a própria Mocidade, teve como consequência um trabalho em equipe que proporcionou um evento de muita qualidade.


O Blog da Mocidade parabeniza a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para o sucesso da "arraiá", desde as doações de prendas, passando pelos ajudantes nas barraquinhas (tanto de brincadeiras, fichas, como de comes e bebes), organização da quadrilha, arrumação e limpeza de quadras, banheiros, enfeites, fiação elétrica, até os companheiros da portaria. Todos trabalhando para um só ideal, plantado por Célia Xavier há 61 anos.


A arrecadação dos ganhos na festa serão revertidos para as atividades assistenciais mantidas pela AECX em suas unidades, graças ao empenho de todos que fazem da Doutrina Espírita, campo farto de trabalho em favor da fraternidade para com o próximo.


Logo de manhã, jovens da Evangelização e Mocidade já estavam no pique pra varrer a quadra e levantar as bandeirolas
Chegou a noite e ninguém parou mais com o forró do Trio Zeferino
Gustavo Varela (IV Ciclo) puxou a galera: "bão dimais meu povo!"


E a Mocidade AECX entrou em cena na quadra e animou os presentes...

...que não resistiram e fizeram da quadrilha improvisada um belo espetáculo de harmonia

Preconceito foi o tema principal abordado por Raul Teixeira no LEE

Um excelente público compareceu ontem ao Lar Espírita Esperança para assistir a palestra do professor fluminense, Raul Teixeira. O orador falou sobre grandes líderes da humanidade que lutaram contra o preconceito como Martin Luther King, Gandhi, Madre Teresa, Jesus, entre outros. Falou também sobre a “escravidão comercial” atual, em que a “moda” dita os nossos rumos. Os grandes ídolos da mídia, se tornaram uma referência maior do que Jesus. “Boa parte dos jovens de hoje se vestem, se tatuam e colocam piercings para ficarem iguais aos seus ‘mestres’ do cinema e da TV, mas esquecem as ‘marcas’ que o Cristo deixou há dois milênios”, enfatizou Raul.
LEE lotado: foi disponibilizada uma sala lateral com telão pra que ninguém perdesse a apresentação
O diretor administrativo do Célia Xavier, Luiz Fernando Peixoto, abre o encontro
Marlene Assis, companheira da Sociedade Espírita Joanna de Angelis (SEJA), faz a prece inicial

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Festa Junina AECX. Como chegar

Clicando na imagem acima você poderá ver o mapa em tamanho ampliado.

A Mocidade estará no local a partir das 8 da manhã deste sábado, dia 16, para ajudar na montagem da Festa Junina que terá início às 17 horas (a Mocidade chegara às 18 horas, após o encontro no Célia, que ocorrerá normalmente). E no domingão pela manhã, a Mocidade retorna para ajudar na desmontagem.

Mais informações sobre como ajudar, procure neste sábado à tarde, na AECX, as coordenadoras Ana Elisa (I Ciclo), Aline (II) e Cristiane (IV), que estão auxiliando a organização da festa.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

LEE recebe Raul Teixeira, domingo às 19h

O Lar Espírita Esperança (LEE), unidade mantida pela Associação Espírita Célia Xavier, com muita honra, recebe neste dia 17, domingo, às 19 horas, o companheiro Raul Teixeira.

Anote o endereço do LEE: rua Samuel Hanneman, 99, Salgado Filho. Para chegar de ônibus pegue a linha 4205 no centro da cidade (pontos na rua Curitiba e Av. Augusto de Lima) e desça no ponto final - volte meio-quarteirão e sua a primeira à direita. Mais informações na secretaria da AECX: (31) 3334 5787

Sobre o palestrante:

José Raul Teixeira nasceu em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. É Licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação pela mesma Universidade e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Exerce o cargo de professor na Universidade Federal Fluminense.

Em sua terra natal, Niterói (RJ), junto de alguns companheiros, fundou, em 04 de setembro de 1980, a Sociedade Espírita Fraternidade (SEF), da qual é Diretor. Através do seu departamento social, Remanso Fraterno, a SEF desenvolve um trabalho de assistência a crianças socialmente carentes e a seus familiares, apoiando-as material e moralmente.

Raul Teixeira é um dos oradores espíritas mais requisitados no Brasil e no Exterior, já tendo visitado todos os estados do Brasil e mais 38 países levando a mensagem da Doutrina.Psicografou diversas obras, ditadas por vários Espíritos, num total de 26 livros publicados até o momento.

Infomações retiradas do site: www.raulteixeira.com

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Não haverá Campanha do Quilo neste sábado, dia 16

Em virtude da montagem da Festa Junina, em que a Mocidade AECX estará presente na Escola Villa Lobos, pela manhã e início de tarde, não haverá Campanha do Quilo neste sábado, dia 16, mesma data da festa, que será às 17 horas (a Mocidade, que se encontrará normalmente no Célia, chegara às 18h no local).

A Campanha do Quilo retorna no dia 23, às 13h45, na porta da AECX.

Ainda não conhece esta tarefa? Saiba mais detalhes clicando aqui.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Atividades lúdicas animam encontro do IV Ciclo


Colaborou nesta matéria: Fernanda Lana
Fotos: Roberto Lana


O Ciclo dos “veteranos” da Mocidade AECX realizou seu primeiro encontro fraterno do ano. O ENTURME (Encontro da Turma de Mocidade Espírita) reuniu a rapeizi na casa da Fernanda Lana, que junto aos seus pais e o colega “Floquinho”, receberam os convidados com muita descontração.

As atividades foram diversas e animadas, indo desde o “Qual é a música?” até uma montagem produzida para o nosso mural (o Blog não irá revelar o que é para não estragar a surpresa!). O evento contou com a maioria dos freqüentadores do IV Ciclo que levaram o de sempre: alegria, criatividade e integração para quem marcou presença.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Emendada de feriado? Não para a Mocidade AECX

A espiritualidade não pára. Nós também não.

O lema da Mocidade continua firme e forte. Caso você não tenha viajado (o que seria muito justo para um descanso das atividades diárias) e ficou em BH, não é preciso nem reforçar que estaremos de portas abertas pra você. Já virou tradição: Natal, passagem do ano, mês de julho e janeirão, conosco não tem feriadão!

Até lá!

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Inscrições para o Encontro Regional encerram-se ao meio-dia de sexta. Confira lista de confirmados

O Blog da Mocidade publica abaixo a listagem dos inscritos confirmados até agora no Encontro Regional (ver matérias abaixo) que ocorrerá no dia 1º de julho.

As inscrições via e-mail poderão ser feitas até o meio-dia desta sexta, dia 08 de junho, pelo endereço mocidade.aecx@gmail.com - Após esta data, os pedidos deverão ser feitos diretamente com a colega Sarah Papazoglu pelo telefone 8812 7990.

Lembrando que o número de vagas disponíveis para o Célia são de vinte (cinco para cada Ciclo). Como este número já foi superado e poderá até aumentar, será pedido à coordenação do evento uma “lista de espera”. Caso não haja vagas extras, os participantes da AECX serão definidos por freqüência (com base nos cadernos de presença). Será levado também em conta os jovens que estarão em Comissões no Encontro.

Confira:

I CICLO
1- Bárbara Berg
2- Henrique Monteiro
3- Fernanda Wardil
4- Vitor Filogônio

II CICLO
1- Aline Bentes (em comissão do Encontro)
2- Matheus Gouveia
3-Elisa Aguiar (em comissão do Encontro)
4-Thaiane Rubioli

III CICLO
1- Érica Sarsur
2- Rafaela Berg
3- Maria Clara Santiago
4- Thiago Monteiro
5- Marcos Vinicius Pereira
6- Renan Dias

IV CICLO
1- Marina Aguiar (em comissão do Encontro)
2- Lívia Aguiar (em comissão do Encontro)
3- Flávia Bertolacini (em comissão do Encontro)
4- Flávio Gonçalves (em comissão do Encontro)
5- Gustavo Varela
6- Vanilson Cosme
7- Ana Caroline Ferreira

8- Leandro Cosme

Ele cresceu. E está de visual novo



Quem será?

terça-feira, 5 de junho de 2007

Outras informações sobre o Encontro Regional

A Mocidade AECX informa que os pedidos de inscrição para o Encontro Regional continuam chegando e em breve divulgaremos a lista de quem já se inscreveu.

Uma informação importante e que responderá a uma pergunta feita por alguns jovens. Diferente do que aconteceu na última Comebh, em que os membros de alguma comissão (Integração, Nutrição, Artes, Secretaria, etc.) já tinham vaga garantida, para este Encontro Regional, no dia 1º de julho, a situação é diferente.

Ou seja, mesmo quem for trabalhar no evento, deverá se inscrever pelo e-mail
mocidade.aecx@gmail.com (ou no Célia) e sua presença será computada nas 20 vagas abertas para nós. Por exemplo: Elisa (II Ciclo), Marina, Lívia A. e Flávia (IV Ciclo), que estão em comissão e já se inscreveram, contam em nossas inscrições - isso significa que restam 16 vagas para o restante.

Outros se inscreveram pessoalmente com os coordenadores de Ciclo no último sábado. Fique ligado! O prazo para é só até este sábado!

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Estão abertas as inscrições para o Encontro Regional

No dia 1º de julho, das 8 às 17 horas, no Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA), será realizado o Encontro Regional das Mocidades Espíritas de Belo Horizonte – Regional Centro Sul.

Foram destinadas inicialmente 20 vagas para a Mocidade AECX, sendo cinco para cada Ciclo. Caso o número de interessados ultrapasse o limite, o Célia Xavier entrará na lista de espera por outras vagas.

As inscrições podem ser feitas, por e-mail, até dia 08, sexta-feira (
mocidade.aecx@gmail.com) ou pessoalmente, na reunião da Mocidade, neste sábado, dia 09. Em ambos os casos, você deve deixar seu nome completo e Ciclo.

O valor da inscrição é de três reais e poderá ser pago até o dia 16.

O Encontro Regional segue os mesmos padrões da Comebh, ou seja, é um evento fechado, tendo o estudo como foco principal. O tema deste ano será “Os 150 anos de O Livro dos Espíritos”

Não deixe de participar! Informamos que muitos já se inscreveram e as vagas estão acabando.

Agenda do evento:
Encontro Regional – Regional Centro Sul
Data: 01/07/2007
Horário: 8 às 17 horas
Local: GEFA – Rua Pouso Alto, 215, Serra
Valor: R$ 3,00

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Busque o seu Listão!

É neste sábado, dia 02, que a Mocidade AECX irá conhecer a versão 2007/2008 do seu super Listão Telefônico. Agora, é só buscar o seu!